Nuno Manarte: "O jogo é vital para nós"
07 Nov, 2023
Basquetebol viaja à Hungria em novo confronto da FIBA Europe Cup
Para a equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal o ritmo de jogos não pára e, esta quarta-feira (17h00 de Portugal continental), é dia de voltar a entrar em acção nas competições europeias. Os Leões de Pedro Nuno Monteiro deslocam-se à Hungria para enfrentar o Alba Fehérvár na quarta jornada da fase de grupos da FIBA Europe Cup. Inserido no grupo A, o Sporting CP é segundo com três pontos, mais um do que o emblema húngaro e a um do líder BC Balkan Botevgrad.
Em declarações aos meios de comunicação Leoninos, Nuno Manarte, treinador-adjunto dos Leões, começou por destacar a importância de voltar a entrar em cena na Europa depois de mais um triunfo, desta vez frente ao Portimonense SC (94-73), no campeonato - Sporting CP soma por vitórias os seus seis jogos realizados na Liga.
"Era um jogo importante por várias razões. Para recuperar algumas das sensações perdidas no último jogo das competições europeias [derrota com BC Balkan Botevgrad por 81-70] e continuar a ser uma das duas equipas invictas e, por isso, na frente do campeonato. É sempre importante. Esta reacção ao jogo a meio da semana foi boa, estamos muito contentes", realçou.
O objectivo verde e branco passa, agora, por juntar ao bom momento na Liga um regresso às vitórias na FIBA Europe Cup. "Agora vem já outro jogo a meio da semana e é aquilo que nós queremos fazer: jogar duas vezes por semana. Não temos de nos lamentar em relação a isso, apesar de haver uma viagem pelo meio. O jogo de quarta-feira tem uma importância bastante grande para nós e é frente a uma equipa que nos criou muitas dificuldades aqui em Lisboa [Sporting CP venceu por 83-79]", lembrou Nuno Manarte, acrescentando: "Temos a equipa mais completa, mas ainda precisamos de ganhar algumas rotinas e o jogo é vital para nós".
Depois, perspectivando o reencontro na cidade húngara de Székesfehérvar, no Alba Regia Sportcsarnok, o técnico Leonino apontou que "os jogos nunca são iguais" e, a este nível, "jogar em casa ou fora faz alguma diferença", considerou também.
"Há a viagem, mudanças de rotinas e o Alba [Fehérvár] fez uma alteração em termos de estrangeiros, por isso a equipa está diferente. É impossível prever o que vai acontecer, mas esse jogo [da primeira volta] foi marcante para nós, porque tínhamos muitas ausências e os jogadores deram um passo em frente. A dinâmica foi bastante boa e a razão pela qual ganhámos o jogo, portanto esperamos fazer a mesma coisa, agora mais completos, mas com a mesma mentalidade", projectou Nuno Manarte, antes de sublinhar que o foco está em apresentar, na Hungria, "uma equipa do Sporting CP igual a si própria" frente a um Alba Fehérvár que perdeu os seus primeiros jogos europeus diante dos outros dois emblemas do grupo A.