Nuno Manarte: "Esta subida de nível é boa para nós"
05 Dez, 2023
Leões viajam à Lituânia para a estreia na segunda ronda europeia
De regresso à acção europeia, a equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se, esta quarta-feira (16h30 hora de Portugal continental), a casa do BC Jonava para disputar a jornada inaugural do grupo L da segunda ronda da FIBA Europe Cup.
"São boas notícias voltar a jogar para a FIBA Europe Cup, é sinal de que nos qualificámos e que vamos continuar a jogar numa montra europeia com grandes jogos", começou por dizer Nuno Manarte, treinador-adjunto dos Leões, que realçou também o actual momento de forma da equipa após três vitórias consecutivas.
"Vimos de três bons jogos, dois de grau de dificuldade muito elevado e uma exibição muito boa contra o CP Esgueira. Dão-nos alento, mas valem o que valem, se não continuarmos a crescer", considerou, acrescentando: "A melhoria e o nosso sucesso passam muito por tentar aumentar a consistência na intensidade e concentração".
Já com a deslocação à Lituânia em vista, "um país com muita tradição de basquetebol, realçou, Nuno Manarte frisou também "a muita ambição de ganhar" dos Leões perante um emblema que esta época disputou a qualificação para a Basketball Champions League e venceu o seu grupo anterior na FIBA Europe Cup.
"Uma coisa é clara, têm muita facilidade a lançar a bola ao cesto. Mesmo os próprios interiores são jogadores com boas percentagens da linha de três pontos. Esperamos um jogo muito perimetral, típico destas zonas do mundo", perspectivou, antes de destacar que, apesar disso, a forma de jogar do Sporting CP "não vai mudar".
"Esta é a nossa identidade, a nossa ideia de jogo e temos de ser rigorosos, porque qualquer erro pode ser fatal. O sucesso no jogo vai passar pela forma como vamos conseguir controlar esses lançamentos. O nosso estilo defensivo abre muitos espaços no campo, mas quando estamos bem conseguimos chegar a todo o lado", apontou.
Além do BC Jonava, o basquetebol verde e branco disputará o grupo L com os polacos do KP Legia Warszawa e os turcos do Bahçeşehir KSK, que em 2021/2022 venceram a FIBA Europe Cup, tendo eliminado os Leões nos quartos-de-final. São mais dois adversários que "têm um nível bastante elevado", frisou o adjunto verde e branco, antes de traçar a ambição do grupo nesta nova fase da competição.
"O nosso objectivo é muito claro: conseguir ir avançando e, agora, vamos com ambição de ganhar o próximo jogo. Sabemos do grau de dificuldade, mas acho que esta subida de nível é boa para nós. Os jogos vão ser muito mais difíceis, obrigam-nos a dar um passo em frente, mas é aqui que queremos estar", enalteceu, direccionando o foco para quarta-feira: "Ganhar o primeiro jogo, ainda por cima fora, dá-nos outro alento e permite-nos olhar para esta segunda fase com mais algumas certezas".