Segunda parte fatal dita eliminação
07 Fev, 2024
Basquetebol derrotado pelo Legia Warszawa
A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quarta-feira, na recepção aos polacos do Legia Warszawa por 86-99 na sexta jornada da segunda ronda de fase de grupos da FIBA Europe Cup, ficando assim eliminado da competição.
Diogo Ventura, Marcus LoVett Jr., Ron Curry Jr., Mike Moore e Eddie Ekiyor eram os membros do cinco inicial do emblema de Alvalade, que precisava de uma entrada em cheio se queria discutir o apuramento. O marcador foi inaugurado pelo adversário, com um triplo, mas a resposta não demorou: triplo de Diogo Ventura para o empate, dois pontos de Marcus LoVett Jr. na finalização de um excelente lance colectivo passar para a frente e mais um lançamento certeiro do camisola 57, agora brilhando individualmente, colocando as contas em 7-3.
Continuou bem o Sporting CP, com pontos de Mike Moore e um triplo de Ron Curry Jr., e Temidayo Yussuf entrou para se estrear pelo Clube. Marvin Clark Jr. apresentou-se com um triplo para os 18-9 e, pouco depois, Diogo Ventura também acertou da linha de três pontos para o 22-12.
O Legia Warszawa ainda conseguiu uma ligeira aproximação, mas o primeiro quarto foi verde e branco e os últimos minutos contaram com pontos de Ron Curry Jr., André Cruz e Eddie Ekiyor, este último com um grande afundanço que fechou os dez minutos iniciais em 30-19.
A turma visitante reagiu no início do segundo quarto, chegando a reduzir até aos quatro pontos de diferença (32-28), mas, novamente, a reacção Sportinguista foi forte e clara. Eddie Ekiyor trabalhou bem e seguiram-se três triplos, dois de Marcus LoVett Jr. e um de Diogo Ventura, que deixaram o marcador em 44-30.
Temidayo Yussuf pontuou depois pela primeira vez de Leão ao peito e fez o 48-32 e Mike Moore, com um triplo, foi o último a facturar para o Sporting CP antes do intervalo, quando o resultado estava fixado nos 53-44 e deixava tudo em aberto.
O Legia Warszawa veio com tudo dos balneários e começou a cavalgar rumo a eliminar o fosso entre as duas equipas. Um triplo de Marvin Clark Jr. e um lançamento certeiro de Diogo Ventura ainda acalmaram esse ímpeto, mas não por muito tempo, uma vez que os forasteiros empataram mesmo a 62 e passaram para a frente nos 62-65.
Novamente da linha de três pontos, Marvin Clark Jr. minimizou os danos, mas estava complicado travar o Legia Warszawa, que chegou mesmo ao final do terceiro quarto a vencer por 72-75.
Sem Temidayo Yussuf e Marvin Clark Jr. (ambos atingiram as cinco faltas), o Sporting CP precisava de uns dez minutos finais de sonho, mas voltou a ser o conjunto da Polónia a entrar melhor e a aumentar a diferença para 74-87.
A partir daí, a competitividade caiu, assim como o ritmo e a qualidade do basquetebol praticado. O encontro seguiu até ao fim e terminou com ??-??, terminando assim o percurso europeu do Sporting CP em 2023/2024.
Com 15 pontos cada um, Ron Curry Jr. e Marcus LoVett Jr. foram os principais artilheiros Leoninos, seguidos de Marvin Clark Jr., Eddie Ekiyor e Diogo Ventura, todos com 13. Com oito pontos e nove ressaltos, Mike Moore também esteve em evidência.
De regresso à Liga, o Sporting CP vai, agora, visitar o SC Lusitânia.
Sporting CP: Temidayo Yussuf (4), Mike Moore (8), Eddie Ekiyor (13), Litos Cardoso, Marko Loncovic, Diogo Ventura [C] (13), Ron Curry Jr. (15), Marvin Clark Jr. (13), Salvador Gomes, Diogo Araújo, André Cruz (5) e Marcus LoVett Jr. (15).