Nuno Manarte: "A equipa vai reagir bem"
01 Mar, 2024
Sporting CP retoma Liga frente ao CD Póvoa
Depois de uma pausa para compromissos de selecções, a equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebe, este sábado, o CD Póvoa, a partir das 15h00, para a jornada 16 da Liga.
Nuno Manarte, treinador-adjunto do Sporting CP fez a antevisão da partida frente a equipa da Póvoa de Varzim e enquadrou também o jogo no tempo de paragem cumprido para, agora, o regresso competitivo à Liga. “Nós queixávamo-nos muito da falta de treino, da falta de entrosamento de alguns dos jogadores que chegaram mais tarde e esta semana e meia ou duas semanas serviram para isso e para voltarmos a algumas das bases da equipa. Vamos ver que repercussões isso vai ter já no jogo de sábado. Primeiro, ver como é que a equipa reage após esta paragem. Acho que a equipa vai reagir bem, a paragem foi para todos, não foi só para nós, como é óbvio. Temos aproveitado esta pausa para melhorar processos e para melhorar o entrosamento de alguns jogadores, portanto também curioso para ver como vai ser toda essa reacção”, adiantou.
Sobre o adversário de sábado, Nuno Manarte alertou para as dificuldades esperadas, mas também avançou com a receita para o sucesso, como aconteceu no jogo da primeira volta. “Em relação ao CD Póvoa, é uma equipa que cria sempre muitos problemas. É verdade que o jogo lá foi muito bem conseguido da nossa parte, especialmente na primeira parte, mas é uma equipa que nunca se rende, que trabalha sempre muito durante os 40 minutos, independentemente depois do resultado. É uma equipa que joga de forma muito física, intensa, cria muitos problemas a nível defensivo e é isso que estamos à espera. Uma equipa que vai tentar complicar-nos a vida e eu também espero que a nossa reacção seja a mesma da primeira parte da CD Póvoa, em que tivemos muito mérito em chegar ao final da primeira parte com uma vantagem que nos permitiu depois gerir o resto do jogo”.
Nuno Manarte quer um Sporting CP igual a si próprio para levar de vencida o CD Póvoa. “Sermos nós próprios, mostrarmos a nossa identidade porque aquilo que alcançámos na primeira parte do jogo na Póvoa teve a ver com as intensidades defensivas que tivemos, de provocarmos muitos turn-overs e termos jogado em campo aberto, porque esse é muito o nosso ADN e faz-nos dar um passo para a frente. Temos essa ideia muito clara, de condicionar muito o ataque do CD Póvoa, evitar chegar a situações de cinco contra cinco a meio-campo, em que eles são muito fortes e garantir pontos de contra-ataque, esta energia que nos põe num patamar superior”.
Nuno Manarte lançou também um apelo aos Sportinguistas da bancada. “Fiquei muito impressionado com a moldura do andebol e era tempo de também nós experimentarmos esta moldura humana, sei que o cenário e o jogo é diferente, europeu, mas seria bastante bom termos essa experiência”.
Nuno Manarte comentou ainda a primeira internacionalização do extremo André Cruz por Portugal. “Em relação à estreia do André Cruz na Selecção Nacional, acho que foi merecida, foi uma boa estreia, aproveito para lhe dar os parabéns. A forma como ele tem trabalhado, o crescimento dele, fez com que essa convocatória fosse merecida”.