Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Sporting CP termina a época em Ovar

Por Sporting CP
13 maio, 2024

Desaire da equipa Leonina frente à AD Ovarense

Na Arena de Ovar e no segundo jogo dos quartos-de-final dos play-offs da Liga, a equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu frente à AD Ovarense por 93-91 após prolongamento, num encontro que colocou ponto final na temporada da formação verde e branca.

Foi a equipa da casa a abrir o marcador, debaixo do cesto. Marvin Clark Jr. numa jogada de cesto e falta, com a formação vareira a anotar e André Cruz a explorar bem o jogo interior para o 4-5.

O Sporting CP teve em Marvin Clark Jr. o jogador mais produtivo do primeiro quarto, com dez pontos e apesar de vários bons momentos ofensivos, a equipa Leonina teve também dificuldade para travar transições dos da casa, com alguns triplos pelo meio, um deles de Rodrigo Soeiro. No final dos primeiros dez minutos, a AD Ovarense liderava o marcador por 24-23.

O segundo quarto começou em grande estilo para os Leões, com um parcial de 0-5, através de um lançamento de dois pontos de Diogo Ventura e de um triplo de Marvin Clark Jr.. Foi muito positiva a entrada do conjunto de Pedro Nuno Monteiro no segundo quarto, com o resultado nos 24-30 antes de um desconto de tempo pedido pelo treinador da equipa vareira, com Gustavo Teixeira e Nuno Morais a voltarem de ‘mão quente’ e com dois triplos a encostarem no marcador pra o 33-34, desta feita com o desconto de tempo a vir do lado do Sporting CP.

De resto, Nuno Morais foi o grande factor de desequilíbrio da equipa vareira, com três trilos convertidos em três tentados no segundo quarto, para um resultado ao intervalo de 46-42, com o Sporting CP a ter percentagem inferior nos triplos, como uma das causas para a desvantagem.

Empate a 53, com ‘corte’ perto do cesto de André Cruz para afundanço e um lançamento no ‘limite’ do triplo do mesmo jogador deu empate a 59 pontos, com mais de metade do quarto jogado. Aliás, André Cruz emergiu nos terceiros dez minutos, ao marcar dois pontos para o 59-61, na primeira vantagem Leonina no terceiro quarto.

Com um excelente triplo de Litos Cardoso, o Sporting CP ganhou vantagem de 61-66 e fechou o terceiro quarto com vantagem de 65-69, após um magnífico triplo de Diogo Ventura. O Sporting CP começou bem o quarto quarto e ganhou uma vantagem de 65-74 logo nos minutos iniciais, com muito acerto ofensivo de Diogo Ventura, que num lançamento de longa distância aumentou a vantagem verde e branca para os 67-76. Regressada de um desconto de tempo, a AD Ovarense acertou dois triplos consecutivos e encostou a três pontos de desvantagem, seguido de dois lances livres que deixaram o jogo a um ponto de distância a favor dos Leões (75-76).

Um triplo de Harris colocou a AD Ovarense na frente aos 78-76, já com menos de dois minutos e meio para jogar, numa fase em que o Sporting CP apresentou muitas dificuldades de concretização. Com um lançamento de dois pontos, Marvin Clark Jr. igualou a 78 pontos, com os ataques que as duas equipas tiveram para resolver o desafio no tempo regulamentar a não entrarem e o jogo a ir para prolongamento.

Esta fase não começou bem para o Sporting CP, que foi tentando triplos sem sucesso e a equipa vareira a conseguir um parcial de 6-2. A equipa Leonina acusou algum desgaste físico, mas lutou sempre muito e Michael Moore ainda colocou o marcador a três pontos (86-83), mas a equipa vareira carregou muito no jogo interior e ganhou uma vantagem, que o Sporting CP reduziu para uma posse de bola de diferença e, num lance quase no final em que o Sporting CP ganhou um ressalto, a bola sobrou para a AD Ovarense para um lançamento da linha de lance livre e diferença de três pontos.

Marvin Clark Jr. sofreu sobre o final uma falta que o levou para a linha de lance livre e três lançamentos, mas, ao falhar a primeira tentativa, teve de falhar o terceiro lançamento para um eventual ressalto e dois pontos no sentido de tentar empatar e os Leões ganharam o ressalto, mas o segundo lançamento não entrou e o Sporting CP perdeu por 93-91, terminando assim a temporada, apesar de uma exibição de muita entrega e vontade da formação orientada por Pedro Nuno Monteiro.