Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões vencem UD Oliveirense e fecham fase regular em terceiro

Por Sporting CP
26 Abr, 2025

Galitos FC vai ser o adversário nos quartos-de-final do campeonato

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste sábado, a UD Oliveirense por 75-86 em jogo da 22.ª - e última - jornada da fase regular do Campeonato Nacional disputado em Oliveira de Azeméis.

Duas equipas separadas por apenas um ponto e a lutar pelo terceiro lugar na tabela na derradeira ronda desta fase da prova, com o Sporting CP a levar a melhor e a carimbar assim o confronto com o sexto classificado da prova, o Galitos FC, nos quartos-de-final do play off.

Apesar do jogo ser no reduto adversário, os comandados de Luís Magalhães eram favoritos, após dois triunfos nos dois primeiros encontros desta época, e confirmaram esse favoritismo logo desde o início.

Os Leões começaram cedo a cavar uma boa diferença de pontos - seis ainda nos primeiros instantes do encontro (2-8) - e fecharam logo o primeiro período com algum conforto: 19-30, com muitos pontos conseguidos em transição-ataque. 

Defensivamente, o Sporting CP também se apresentou a grande nível e não foi permitindo à UD Oliveirense somar pontos no jogo interior. Já Jeremiah Bailey e Cat Barber foram-se destacando no ataque e a superioridade Leonina foi-se mantendo até ao intervalo. Sete pontos sem resposta (19-37) logo no primeiro minuto do segundo quarto, com o Sporting CP a fechar depois em 38-55 (19-25).

Os Leões a serem eficazes, sobretudo nos lançamentos de dois pontos e nos lançamentos livres, e a entrarem na segunda parte do jogo com uma vantagem de 17 pontos.

Por isso, só era preciso gerir o resultado e manter os níveis da primeira metade, mas a verdade é que a equipa da casa conseguiu ser melhor, superiorizar-se aos Leões e encurtar a desvantagem no terceiro período: 59-71 (21-16).

Doze pontos de diferença para o derradeiro quarto, com a UD Oliveirense a continuar a recuperar no marcador - 70-76, a menor diferença desde os primeiros minutos do jogo - e a voltar a impor-se ao Sporting CP. Ainda assim, a turma Leonina foi beneficiando do que fez na primeira parte do encontro e nunca viu o resultado ficar em causa.

Triunfo justo dos comandados de Luís Magalhães por 75-86, com 16-15 no último período.

Cat Barber fechou o jogo com 25 pontos e cinco assistências, seguido de Jeremiah Bailey que somou 18 pontos e duas assistências, numa partida em que todos os jogadores do Sporting CP pontuaram.

O Sporting CP e a UD Oliveirense voltam a ver-se na próxima quinta-feira, desta feita em campo neutro, em Gondomar, para ver quem segue para as meias-finais da Taça Hugo dos Santos.