Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Basquetebol feminino já treina para a época 2024/2025

Por Sporting CP
10 Set, 2024

Leoas comandadas por João Pedro Vieira com cinco reforços

A equipa principal feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal já trabalha com vista à época 2024/2025 e os meios de comunicação do Clube acompanharam um dia da preparação das Leoas, que são orientadas por João Pedro Vieira.

O técnico mostrou-se confiante numa boa época, com o objectivo de a equipa atingir o escalão máximo – o Sporting CP subiu de divisão na temporada passada e vai agora jogar na divisão que antecede a Liga principal.

“As sensações são boas, a equipa parece estar equilibrada, temos um misto de muita juventude, com atletas da nossa formação, e outras mais velhas, experientes e com a vinda das nossas duas jogadoras estrangeiras. É normal que este início da época tenha muita informação, mas a vantagem é que a maior parte do grupo continua a ser o mesmo. Transitam dez jogadoras da época passada, o que faz com que a química que tem de haver entre elas já exista e é mais fácil para quem chega. As jogadoras portuguesas que vieram esta época têm experiência de Liga, quer a Carolina Duarte, a Luana Serranho e a Emília Ferreira, depois as duas estrangeiras também trazem algo de diferente ao nosso jogo e estão a entrosar-se bastante bem com as restantes companheiras", detalhou João Pedro Vieira, que se mostrou confiante para a nova temporada.

"Estou a gostar muito do que estou a ver, mas ainda temos muito trabalho a fazer até elas jogarem de ‘olhos fechados’ umas com as outras. Temos todas as condições para fazermos uma excelente época”, realçou.

Um dos reforços é Luana Serranho, jogadora atiradora e de muito boa capacidade técnica, que se mostrou muito animada por passar a representar o Sporting CP. “Estou sem palavras, tenho o sonho de estar aqui desde criança e a equipa tem sido cinco estrelas. Receberam-me de braços abertos e estou muito contente por esta oportunidade”, confessou.

Por sua vez, a capitã Ana Sofia Ruas acredita num plantel Leonino equilibrado e capaz de dar muito boa resposta na temporada 2024/2025. “Quem vem veio adiciona coisas muito boas e características que nós não tínhamos. Tínhamos lacunas que vão agora ser colmatadas, mas é claro que também é importante manter uma parte do trabalho e deixar que as novas jogadoras se deixem inspirar pelo ano passado”, observou.

Este sábado, a partir das 15h00, a equipa feminina de basquetebol do Sporting CP terá a apresentação aos Sportinguistas frente ao Grupo Desportivo e Recreativo André Resende, uma boa oportunidade para os Sócios e adeptos conhecerem a equipa e terem já uma amostra das capacidades do grupo. O treinador João Pedro Vieira vê o Troféu Stromp como um momento especial.

“Para nós é um grande orgulho. O ano passado não tivemos oportunidade de participar neste troféu, este ano antes da equipa masculina vai jogar a nossa equipa feminina e para nós é um grande orgulho e uma grande alegria podermos jogar na nossa casa, no pavilhão mais lindo de Portugal e apresentar a nossa equipa. É normal que ainda não vejam um basquetebol muito bonito, porque estamos no início dos processos. Vamos ter um adversário que é da nossa divisão, por isso será um jogo bem disputado e apelamos aos Sócios e simpatizante do Sporting CP que venham ao Pavilhão João Rocha apoiar as nossas meninas. Queremos muito dar muitas alegrias, começando já este sábado”, atirou.

Na época competitiva, o Sporting vai participar na zona Sul da I.ª Divisão, num grupo com dez equipas, das quais passam à fase de subida de divisão as quatro melhores, que irão cruzar com as quatro melhores da zona Norte para decidirem as vagas de subida. Este formato tem no discurso de jogadoras e treinador uma intenção clara: a subida de divisão.

“Vai ser uma temporada bastante desafiante. De 20 equipas só vão subir duas e nós temos muita vontade de ser uma dessas equipas. Vamos trabalhar a pensar nesse objectivo”, disse o técnico, que foi também corroborado pelas atletas. “O principal objectivo da equipa é a subida à Liga. Ainda é muito cedo, mas acredito que individual e colectivamente vamos fazer o melhor que cada uma consegue e vamos chegar lá”, referiu Luana Serranho, vincando que se sente “muito realizada” por jogar no Sporting CP.

E é esse sentimento de pertença, ao vestir de Leão ao peito, que a capitã Ana Sofia Ruas quer passar a todas as companheiras. “Costumo dizer que cada dia que passo no Sporting CP, desde o primeiro dia, qualquer dia desde esse foi bónus. Concretizei o meu sonho de estar aqui um dia. É a casa mais bonita onde já estive, é o maior clube que já representei e provavelmente o maior clube que irei representar na minha vida e eu costumo dizer que se elas sentirem metade do que eu sinto, já vão estar acima de tudo. É uma felicidade imensa. Tento transmitir isso diariamente, acredito que sou líder pelo exemplo e tento liderar nesse sentido. Sou muito feliz por estar aqui e só quero passar a felicidade às minhas colegas”, destacou, por fim.