Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Leões passam teste na Madeira em muito bom estilo

Por Sporting CP
05 Abr, 2025

Triunfo do Sporting CP em casa da AD Galomar por 82-94 na jornada 19 da Liga

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado, a AD Galomar, na Madeira, por 82-94, em partida da 19.ª jornada da Liga.

Uma exibição com vários bons momentos de jogo culminou num triunfo sem discussão e que de alguma maneira ‘aguça o apetite’ para os próximos embates, tal o volume de bons apontamentos da equipa Leonina, desde os ressaltos à percentagem de triplos – 13 concretizados em 26 tentados e 50 por cento de sucesso na longa distância.

O jogo nem começou bem para o Sporting CP, com cinco minutos iniciais pouco intensos e apenas Cat Barber a mostrar serviço no ataque. Por sua vez, a AD Galomar, a lutar pela permanência, ‘entrou com tudo’ e acertou os dois primeiros lançamentos de três pontos, além de ter beneficiado de desacerto do Sporting CP da linha de lance livre – chegou a ter dois em nove.

Mas com o tempo, o Sporting CP recompôs-se. Cada vez mais comprometido defensivamente, conseguiu alguns roubos de bola e concretizações mais fáceis.

No final dos primeiros 10 minutos o Sporting CP ainda estava atrás, por 20-16, mas um excelente segundo quarto Leonino começou a virar o jogo. A rotação Leonina produziu excelentes efeitos, com jogadores saídos do banco a terem contributos muito relevantes – Nick Ward, Sérgio Silva, Uwais Razaque, Keonté Kennedy e Tim Guers somaram pontos e boas acções – e esta maior amplitude de opções Leoninas também fez a diferença no jogo.

Ao intervalo, o Sporting CP estava já na frente por 35-44, com os triplos a sucederem-se, uma área de jogo em que também o base Keonté Kennedy também deu uma ‘mãozinha’.

No terceiro quarto, a equipa insular entrou determinada a reduzir as diferenças e ainda o conseguiu momentaneamente, aos 40-44.

Mas um triplo de Tim Guers – excelente técnica de lançamento do base Leonino- voltou a distanciar o Sporting CP, que foi sempre dominando a partida e contou com dois momentos seguidos de inspiração de Sérgio Silva com dois triplos que passaram a vantagem Leonina de 43-49, para 43-55.

Essa vantagem na casa dos dois dígitos foi-se mantendo, com o capitão Diogo Ventura a marcar mesmo no último segundo um triplo para o 60-71, na resposta a um triplo da equipa madeirense, resultado no final do terceiro quarto. 

O último quarto começou com três pontos seguidos de Cat Barber, todos da linha de lance livre, segmento de jogo no qual o Sporting CP foi melhorando com o decorrer do tempo, e quando Barber (terminou o jogo com 22 pontos), fez um triplo a 67-85, o Sporting CP tinha o jogo dominado e praticamente ganho.

Essa evidência ficou consumada nos 82-94 finais, com um grande triplo de Nick Ward, poste Leonino eleito o MVP, que terminou com 18 pontos, 13 ressaltos e uma eficácia de ‘tiro’ de 72 por cento.

Triunfo Leonino muito meritório e que cria boas expectativas para os jogos que se seguem, dado o crescimento do conjunto de Luís Magalhães em diversos ‘itens’ do jogo.          

Sporting CP: Diogo Ventura [C] (5), Cat Barber (22), Jeremiah Bailey (6), Arnette Hallman, Ludgy Debaut (1), Keonté Kennedy (7), Tim Guers (13), Sérgio Silva (14), Denilson Tavares, Uwais Razaque (8), Nick Ward (18).