Sporting CP travado pelo Lusitânia de Lourosa FC
05 Abr, 2025
Derrota por 2-1 em Santa Maria da Feira
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, neste sábado, em casa do Lusitânia de Lourosa FC por 2-1 em jogo da oitava jornada da fase de apuramento de campeão da Liga 3.
Para este encontro, entre os dois primeiros classificados da prova, João Gião apostou de início em Diego Calai, José Silva, Lucas Taibo, João Muniz, David Moreira, Rodrigo Dias, Alexandre Brito, Mauro Couto, Manuel Mendonça, Afonso Moreira e Luís Gomes.
Esperava-se um jogo renhido e dividido e foi o que aconteceu, mas desde cedo o resultado ficou favorável à equipa da casa. Foi ainda antes dos cinco minutos, na sequência de um canto, que o Lusitânia de Lourosa FC abriu o marcador e assim esteve praticamente o jogo todo em vantagem.
Diego Calai até começou por negar o golo a Renato, que cabeceou ao primeiro poste, mas o esférico ficou à mercê de Dylan Collard que não desperdiçou e encostou sem dificuldades para a baliza.
O Sporting CP teve, por isso, de correr atrás do prejuízo numa fase muito prematura do encontro, mas não se intimidou e foi fazendo o que lhe competia. Ainda assim, com a defesa mais recuada do Lusitânia de Lourosa FCdesde o golo, foi mais difícil para os Leões chegarem com perigo à área visitante.
A defesa da equipa de Santa Maria da Feira ia anulando e resolvendo as investidas Leoninas e o Sporting CP ia respondendo da mesma forma às transições contrárias, mas a pouco mais de cinco minutos do intervalo sofreu o 2-0 e de novo de bola parada.
Mais um canto para o Lusitânia de Lourosa FC com Sérgio Ribeiro a colocar a bola ao primeiro poste e Dylan Collard ao segundo, com Bruno Faria depois, sem marcação, a finalizar de cabeça. O tento ainda mereceu a intervenção do VAR, por possível fora-de-jogo, mas foi depois validado.
Assim, os jovens Leões foram para o intervalo a perder por 2-0 com João Gião a pensar em mexer e a fazer dupla substituição logo no reinício da partida: Alexandre Brito e Lucas Taibo saíram e deram a vez a Rafael Besugo e Lucas Anjos. Pouco depois, e já depois de Mauro Couto ter feito a bola esbarrar contra um defesa no caminho da baliza, entraram Gabriel Silva e Kauã Oliveira, que renderam Luís Gomes e José Silva.
Ainda assim, apesar de mandar na bola e no jogo, o Sporting CP continuou a ter algumas dificuldades para criar perigo e só após a hora de jogo conseguiu reduzir: passe longo de David Moreira, com Afonso Moreira a escapar à defesa e só com Guilherme Cioletti pela frente a rematar certeiro para o 2-1. Este lance também foi ao VAR, mas, depois de vários minutos de análise, foi validado.
Reduzida a desvantagem, os Leões foram à procura do empate e Afonso Moreira voltou a ganhar posição após passe longo, servindo depois Manuel Mendonça já na área, mas desta vez foi assinalado o fora-de-jogo ainda antes do remate.
Já no decorrer dos últimos dez minutos regulamentares, a última mexida na equipa Leonina com a entrada de Flávio Gonçalves e a saída de Mauro Couto, com o extremo a tentar logo levar perigo à baliza da formação da casa na sequência de um canto, mas o guardião saiu dos postes e segurou antes de a bola chegar a alguém.
O mesmo aconteceu depois, num canto directo de Rodrigo Dias, em que Guilherme Cioletti voltou a levar a melhor sem dificuldades.
A partida ainda teve mais oito minutos para jogar, que se prolongaram após nova intervenção do VAR numa falta na área do Lusitânia de Lourosa FC, com o Sporting CP à procura do 2-2, mas o resultado não voltou a mexer, apesar das oportunidades criadas e de João Muniz ter tido (quase) tudo para marcar aos 90+12'.
Com este resultado, a formação nortenha consolidou a liderança na prova, ao invés dos Leões que podem perder o segundo lugar no decorrer desta ronda.
Na próxima jornada, marcada para o próximo domingo, o Sporting CP recebe o Atlético CP.