Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

João Gião: "Os adeptos têm-nos ajudado muito"

Por Sporting CP
25 Abr, 2025

Equipa B visita o SU 1.º Dezembro este sábado (11h00)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal viaja este sábado até Sintra, onde, a partir das 11h00, defronta o SU 1.º Dezembro, em partida referente à 11.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga 3.

João Gião, treinador dos jovens Leões, antevê um duelo exigente e destaca a qualidade ofensiva do adversário, apesar da sua posição actual na tabela.

“O SU 1.º Dezembro é uma equipa muito competente, que cria muitas oportunidades. Em termos estatísticos, é uma das formações que mais ocasiões de golo cria nesta série. Têm falhado é na concretização, mas têm realizado uma campanha muito interessante. Sabemos que é um terreno difícil e esperamos tudo menos facilidades”, começou por dizer aos meios do Clube.

Ainda assim, garantiu que os seus pupilos estão preparados para o desafio. “Temos de entrar em todos os jogos para ganhar. Essa é a nossa pressão e também a mentalidade que queremos incutir aos nossos jogadores. A esse nível, nada muda para nós”, explicou.

O treinador acrescentou também que espera um desafio bastante diferente dos três anteriores, nos quais os Leões somaram uma vitória e dois empates.

“Cada jogo tem a sua história. Nunca repetimos um onze durante a temporada e a nossa equipa será, obrigatoriamente, diferente da apresentada nessa altura”, afirmou sobre o último confronto [triunfo do Sporting CP por 3-0], antes de prosseguir.

“Será o meu quinto jogo com a equipa, o quarto fora de casa. E jogar fora, quer queiramos quer não, obedece a critérios, a um compromisso e a uma preparação mental completamente diferentes”, apontou. Nesse sentido, sublinhou que os jovens Leões vão procurar “adaptar-se e superar essas condicionantes”.

Actualmente no segundo lugar na tabela, o treinador verde e branco destacou a importância do apoio dos adeptos, especialmente nos dois últimos encontros.

“Temos sentido muito a sua presença. Isso, para nós, é muito importante e tem-nos ajudado a alcançar os resultados positivos que temos conseguido. O nosso apelo é que continuem connosco nesta recta final”, apontou. Assim, o técnico frisou que o principal foco da equipa continua a ser o processo de jogo e o desenvolvimento individual dos jogadores, com vista ao salto qualitativo para outros patamares.

“As contas faremos no fim. Nunca esquecer que isto é uma equipa B e que o nosso objectivo primordial é formar jogadores que possam chegar à equipa A. Disso nunca nos desviamos”, rematou.

Também em antevisão ao encontro, Kauã Oliveira garantiu que a equipa está “focada e unida” para mais um desafio importante.

“A equipa está bem. É mais um jogo onde vamos atrás do resultado, como sempre. Estamos muito focados em cada jogo, a filosofia é essa: jogo a jogo”, destacou o jogador.

O médio garante que a equipa não se deixa abalar pela pressão nesta fase decisiva da temporada. “Acredito que, a existir pressão, estará mais do lado do SU 1.º Dezembro. Nós estamos concentrados no que temos de fazer, com uma mentalidade muito boa e, como disse, vamos lá para vencer”, sublinhou.

O jovem destacou ainda a capacidade de superação do grupo na última jornada, frente ao CF “Os Belenenses”. “Fizemos uma boa primeira parte e tivemos várias oportunidades. Na segunda, eles marcaram e recuaram, mas nós estivemos sempre bem mentalmente. Não desistimos nunca e, ao minuto 90, conseguimos o golo - o que foi mais mérito nosso do que sorte”, afirmou.

Kauã Oliveira fechou com um balanço da época a nível pessoal, marcada por momentos contrastantes.

“Foi uma temporada complicada por causa da lesão, que me atrapalhou um pouco. Vi a descida aos sub-23 como uma oportunidade, aproveitei-a bem, e a estreia pela equipa A foi um sonho, aquilo que eu mais queria. No geral, está a ser uma boa época”, avaliou.