Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Miguel Minhava: "Temos de entrar muito bem em termos defensivos"

Por Sporting CP
15 Out, 2024

Sporting CP recebe o BC Dnipro para a FIBA Europe Cup (quarta-feira, 19h30)

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting CP recebe esta quarta-feira, o BC Dnipro, a partir das 19h30, no Pavilhão João Rocha, para a 2.ª jornada da fase de grupos da FIBA Europe Cup. 

Em antevisão à partida, o treinador-adjunto do Sporting CP, Miguel Minhava, abordou a circunstância de o Sporting CP defrontar duas vezes seguidas e no espaço de dois dias (haverá novo jogo na sexta-feira) o mesmo adversário, sempre em casa, uma vez que a equipa ucraniana, por força da guerra, não vai jogar no próprio país.   

“Diria que o facto de a semana ser atípica com jogos é bom, porque nós queremos é jogar. Temos muitos treinos, temos trabalhado muito e está a faltar um bocadinho a rotina do jogo. O BC Dnipro também procura a primeira vitória, pode ser perigoso olhar para o resultado que eles tiveram frente à equipa polaca (derrota por 114-71 frente ao Anwill Wloclawek), porque foi um jogo algo atípico, em que correu tudo bem à equipa polaca e, por outro lado, aos ucranianos foi um jogo em que nada lhes saiu, mas é uma equipa que sabe jogar, organizada”, disse aos meios de comunicação do Clube. 

Miguel Minhava reconhece que o jogo de quarta-feira pode ser muito definidor quanto à caminhada europeia dos Leões na prova. “Tendo em conta que foram as duas equipas que perderam na primeira jornada, será um jogo muito importante para definir o que será o resto da caminhada nesta fase de grupos. Tínhamos o objectivo de ganhar os jogos todos em casa, já não vamos conseguir, mas os próximos serão essenciais e aproveitar esse facto, que é uma infelicidade do BC Dnipro devido à situação da guerra, mas tendo em conta a possibilidade que vamos ter de jogar duas vezes com os nossos adeptos presentes, vamos tentar aproveitar”. 

Para o elemento da equipa técnica de basquetebol do Sporting CP, há vários aspectos para serem levados em atenção relativamente ao valor do adversário. “Começando pela nossa parte que é sempre a mais importante, ter a energia defensiva e a atitude defensiva que nos vai caracterizar ao longo da época e que no jogo com o Dinamo Basket Sassari quebrámos um pouco no início, fomos um pouco surpreendidos e temos de entrar logo muito bem em termos defensivos. Vai ser a nossa imagem de marca, para tentar desde logo condicionar a equipa do BC Dnipro, que me parece ser uma equipa muito organizada acima de tudo, uma equipa que vale pelo colectivo, mais do que uma ou duas individualidades”.

Miguel Minhava vincou a importância de o Sporting CP defender bem frente a uma equipa imprevisível pela faceta de jogo que a define.   

“É uma equipa que sabe jogar colectivamente e como tal a nossa defesa vai ter de dar resposta a isso. Por vezes é mais fácil preparar os jogos quando sabemos que o perigo está em um ou dois jogadores, enquanto contra equipas colectivas o perigo pode vir de todo o lado e nós vamos ter de estar muito preparados para isso. Em termos ofensivos, a partir de uma boa defesa também tudo fica mais fácil: contra-atacar, nós também temos uma matriz colectiva, partilhar a bola, estar no nosso melhor, com boas percentagens, o que se deseja no basquetebol”.

Jogar bem nas quatro linhas e ter os Sportinguistas a transmitirem a habitual força a partir das bancadas pode ser a fórmula ideal para levar de vencida a formação ucraniana e por isso Miguel Minhava deixou o apelo aos adeptos Leoninos para esta quarta-feira. 

“O cenário ideal era não ver uma única cadeira verde livre e estar tudo ocupado. É um processo. Sabemos que parte também de nós fazermos a nossa parte e tornar cada vez mais apetecível aos adeptos virem acompanhar-nos. Vale sempre a pena recordar que com eles fica mais fácil. Vimos de uma derrota e queremos que eles nos ‘empurrem’ para a primeira vitória na fase de grupos. Queremos que este Pavilhão seja muito complicado para as equipas que aqui vêm jogar, portanto o apelo é sempre esse: venham, precisamos de vocês e vai valer a pena, certamente”.