Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Capitão indicou o caminho da vitória

Por Sporting CP
16 Nov, 2024

Boa exibição de Diogo Ventura, com 25 pontos, no triunfo do Sporting CP frente ao Galitos FC por 76-72

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado o Galitos FC por 76-72, em partida da 6.ª jornada da fase regular da Liga.

Um triunfo em que o resultado foi melhor do que a exibição, com uma pontuação baixa dos Leões, que fizeram da defesa o melhor ataque, essencialmente no último quarto no qual sofreram 14 pontos, mas vários deles já nos instantes finais e da linha de lance livre.

Foi um jogo globalmente equilibrado, no qual o caminho da vitória foi indicado pelo base e capitão Diogo Ventura, autor de 25 pontos, alguns deles da linha de três, além de ter conseguido assistências de qualidade.

Diogo Ventura manteve a frieza e discernimento, mesmo em alturas nas quais os ataques Leoninos foram menos bem conseguidos, com os lançamentos muito em esforço e até em cima da buzina dos 24 segundos, quase em último recurso.

Começou melhor o jogo o Galitos FC, com um primeiro parcial de 0-4, no qual a formação do Barreiro ‘carregou’ no jogo interior. O empate a seis pontos com cesto de Nicholas Ward deu o sinal de reposta Leonina e a formação de Luís Magalhães passou mesmo para a frente a 9-8, com um triplo de Isiah Armwood. Aos 15-10 em bom lance de André Ventura, a equipa do Galitos FC pediu um time-out, mas a vantagem de cinco pontos da equipa verde e branca manteve-se até ao final do primeiro quarto, que terminou com 18-13, após ‘tapinha’ de Ludgy Debaut, mesmo no último segundo.

No segundo quarto, o Sporting CP abriu bem, com Armwood e André Cruz a pontuarem e Ludgy Debaut a dominar debaixo da tabela, com quatro pontos consecutivos. Mas alguns ‘tur-overs’ – perdas de bola sem lançamento- aliados a menos acerto nos lançamentos e à subida de eficácia da equipa do Galitos FC nesse capítulo, aproximaram a formação do Barreiro no marcador. Um triplo de Jaques Conceição para o 31-27 indicava a reacção da equipa do Galitos FC, que por Elijha Cadden deu vantagem aos visitantes de 31-32.

Armwood num grande afundanço ainda igualou a 34 pontos, mas a equipa do Barreiro saiu na frente para o intervalo, com o marcador em 34-36, após entrada para o cesto de Malcolm Richardson.

O terceiro quarto continuou a ser marcado pelo equilíbrio, mas com Diogo Ventura a sobressair cada vez mais como o jogador que guiou o caminho Leonino para os melhores momentos no jogo.  Um triplo do capitão empatou o jogo a 41 pontos e outro triplo de Diogo Ventura, quase a seguir, deu o 44-41 ao Sporting CP.

Contudo, o Galitos FC respondeu mais uma vez, desta feita embalado pela boa capacidade concretizadora de Rodgree Stein, inspirado nos terceiros dez minutos tanto a lançar de fora, como nas penetrações e a equipa forasteira a marcar sete pontos consecutivos para o 44-48.

No Sporting CP, continuava a sobressair Diogo Ventura, com mais um triplo e o capitão teve depois um bom contributo de André Cruz nas entradas para o cesto. Diogo Ventura em jogada de cesto e falta ‘empurrou’ os Leões para empate a 54 pontos e as equipas andaram praticamente lado a lado no marcador até ao final dos terceiros dez minutos, nos quais se registava vantagem Leonina por 59-58.

No último quarto, Armwood e Funderburk abriram uma vantagem do Sporting CP de seis pontos (64-58). O duo dinâmico Diogo Ventura e André Cruz continuava a ‘pegar na batuta’, com o capitão a marcar ou a assistir e o resultado a elevar-se para 70-62. Aos 71-68, a vitória Leonina estava bem encaminhada nos segundos finais, com Diogo Ventura sem vacilar da linha de lance livre já nos últimos instantes da partida.

O Galitos FC nunca desistiu, foi mantendo em aberto as possibilidades, mas a frieza Leonina segurou a vitória, por números finais de 76-72, que garantiram mais um triunfo da equipa de Luís Magalhães na Liga, antes de uma paragem na prova para compromissos de Selecções.   

Sporting CP: Kenneth Funderburk (6), Bruno Araújo, Ludgy Debaut (12), Jeremiah Bailey (8), Diogo Ventura (25), Uwais Razaque, Dinis Cherepenko, André Cruz (10), Arnette Hallman, Isiah Armwood (12), Nicholas Ward (3), Sérgio Silva.