Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Linha de lance livre 'atraiçoou' os Leões

Por Sporting CP
25 Jan, 2025

Derrota do Sporting CP em casa do FC Porto por 83-78

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, frente ao FC Porto por 83-78, na jornada 13 da Liga, num jogo cujo desaire acaba por se explicar pelo menor acerto da equipa Leonina da linha de lance livre, nomeadamente nos instantes finais, com o desperdício de alguns lançamentos que acabaram por ser decisivos para o resultado final.

O Sporting CP assinou uma exibição global de boa qualidade em muitos momentos e mesmo quando andou atrás no marcador, foi capaz de reagir e mostrar carácter para voltar a ficar ‘dentro do jogo’. Mas os minutos finais foram fatais, com a linha de lance livre a ser a ‘lacuna’ da equipa verde e branca, que em todo o resto do tempo apresentou bons argumentos ofensivos e defensivos.

O primeiro quarto e os instantes iniciais foram uma fase mais difícil para a equipa de Luís Magalhães, que esteve em desvantagem aos 8-4 e 18-13, apesar de um triplo de Bailey. 25-19 era o resultado no final os primeiros 10 minutos, com Diogo Ventura a ser por essa altura o jogador o jogador mais esclarecido e eficaz ofensivamente do conjunto verde e branco.

No segundo quarto, o Sporting CP entrou melhor e colocou-se à distância de uma posse de bola aos 29-26, contudo Max Landis anotou um triplo que voltou a distanciar os dragões. Até que apareceu em grande estilo Anthony Barber do lado Leonino com sete pontos consecutivos, em duas excelentes entradas para o cesto e um triplo e o Sporting CP encostou aos 40-39. Não tardou muito até que os Leões passassem para a frente, aos 40-41, com dois pontos de Ward. Ao intervalo, no entanto, o FC Porto estava na frente por 42-41.    

No terceiro quarto, o Sporting CP cedo passou para a frente com André Cruz e Ward a pontuarem para o 42-45. E a vantagem ainda cresceu com Barber a assinar um triplo nos 45-50. Seguiu-se uma resposta do FC Porto, até aos 49-50, mas o Sporting CP estava bem no jogo, que entrou num extremo equilíbrio e consecutivos empates. Ao mesmo tempo, Barber continuou a dar espectáculo, mas 63-62 era o resultado no final do 3.º quarto a favor do FC Porto.

O Sporting CP destacou-se já dentro dos últimos seis minutos, com dois pontos de André Cruz e depois um triplo com falta de Diogo Ventura para o 64-70 - grande lance do capitão Leonino -, mas o FC Porto voltou a reagir, e ficou à distância de uma posse de bola (68-71).

Nos minutos finas, as faltas do FC Porto levaram por várias vezes basquetebolistas do Sporting CP para a linha de lance livre e esses lances acabaram por ‘atraiçoar’ os intentos do Sporting CP. Pelo menos seis lances livres desperdiçados que muita faltam fizeram à equipa Sportinguista, que acabou derrotada por 83-78, mas assinou bom desempenho colectivo e deixou a certeza de que o conjunto verde e branco tem capacidade ara continuar a crescer, face aos indicadores que ficaram na Dragão Arena.

Sporting CP: Anthony Barber (23), Diogo Ventura [C] (25), Nick Ward (8), Jeremiah Bailey (3), Isaiah Armwood, Arnette Hallman (4), Ludgy Debaut (4), André Cruz (11), Uwais Razaque.