Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Volta ao Alentejo começa amanhã

Por Jornal Sporting
15 Mar, 2016

Sporting CP/Tavira regressa à estrada para a sua 5.º prova da época

A partir de amanhã e até domingo, o Alentejo volta a vibrar com a 34.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola. Depois de, na última prova – 8.º GP Liberty Seguros -, a equipa ‘leonina’ ter ficado em primeiro lugar na classificação geral por equipas, os corredores preparam-se agora para um novo desafio. Vidal Fitas, director-desportivo do Sporting CP/Tavira analisou uma das provas mais importante do panorama português.

“Será o mesmo pelotão, mas numa corrida diferente, já com cinco dias. É uma das provas que já é um ‘habitué’ no nosso calendário. Este ano, o seu percurso tem características muito próprias. É composta por uma etapa de montanha no primeiro dia, uma chegada um pouco selectiva no segundo e três chegadas planas, onde o factor vento pode servir de diferenciação. Normalmente, a montanha ou o contra-relógio são os sítios onde se fazem as diferenças, mas o vento também é um factor que pesa e já aconteceu noutras edições desta Volta.  É uma corrida com características únicas em Portugal, diferente de todas as outras do calendário nacional”, explicou, revelando depois o objectivo da equipa.

“Sendo uma das provas mais importantes e mais antigas, onde todos querem ter uma boa participação e um bom resultado, nós não fugimos à regra e temos tentado preparar esta competição com algum cuidado. Queremos ganhar, como é evidente”, vincou.

Os oito ciclistas ‘verde e brancos’ que seguem para esta prova são os seguintes:

- Rinaldo Nocentini

-David de la Fuente

- Jesús Ezquerra

- Óscar Brea

- Shaun-Nick Bester

- Mário González

- Valter Pereira

- Hugo Sabido

A competição será constituída por um pelotão com 170 elementos e tem um roteiro dividido por cinco etapas, sendo que todas cumprem 907,5km. As 22 formações presentes disputarão 15 Metas Volantes e oito Prémios de Montanha.

A primeira etapa começa em Portalegre e termina em Castelo de Vide, completando 158km. Já a segunda etapa da Volta ao Alentejo tem 206,2km e inicia-se em Monforte para terminar em Montemor-o-Novo. O percurso de Portel até Beja – 186,6km – define a terceira etapa. A penúltima e quarta etapa da prova realiza-se entre Aljustrel e Grândola – 184,7km. A quinta e última etapa principia em Santiago do Cacém e Évora será a cidade onde os ciclistas concluirão os 172,3km.