Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Gaviria vence ao sprint e Silvestre finaliza em 23.º

Por Jornal Sporting
15 Fev, 2017

O colombiano bateu Greipel e Bouhanni, com o português a chegar integrado no primeiro grupo

Fernando Gaviria (Quick-Step Floors) é o primeiro vencedor da 43.ª edição da Volta ao Algarve. O colombiano superou ao sprint uma concorrência de peso.

Depois de um ataque na ponta final ter obrigado a um maior desgaste do que o esperado por parte da Lotto Soudal, Gaviria finalizou os 200 metros da tirada inaugural da prova, superando Andre Greipel (Lotto Soudal) e Nacer Bouhanni (Cofidis).

O alemão e segundo classificado queixou-se de uma trajectória irregular, mas a vitória foi mesmo atribuída ao promissor sprinter, que alinhará de amarelo, como líder da prova, para a segunda etapa, com um segundo de avanço para o alemão Christoph Pfingsten, que acumulou bonificações durante a fuga em que participou. Greipel é terceiro, a quatro segundos, numa etapa concluída em pelotão compacto na cidade de Lagos. A fuga iniciada aos 2km de prova não vingou, mesmo depois de conseguir sete minutos de vantagem, valendo a força dos colectivos com velocistas (Lotto Soudal, Lotto Jumbo, Cofidis, Quick-Step Floors e Trek).

Fábio Silvestre, o sprinter leonino terminou em 23.º, antecedido por Alejandro Marque (22.º) que tentou, de forma infrutífera, colocar o ex-Trek na discussão pelo triunfo. O reforço do Sporting CP acabou fechado na última curva e, tal como outros sprinters como Mark Cavendish, a título de exemplo, acabou 'impedido' de disputar o 'top-10'.

Gaviria, esse, parte também para o Alto da Fóia com a camisola da juventude e dos pontos, ficando a da montanha para o canadiano Adam de Vos (Rally Cycling) que venceu a única contagem categorizada do dia. 

Em termos colectivos, o Sporting CP fez o quinto posto, com o sul-africano Shaun Nick-Bester a terminar em 43.º e completar o lote de três atletas pontuáveis para a classificação por equipas. Nos portugueses, Luís Mendonça (Louletano) foi o melhor na etapa (12.º) e João Benta (RP Boavista) parte como sexto classificado para a tirada de amanhã.

Toda a formação verde e branca chegou integrada no pelotão, tendo, assim, meros 10 segundos de atraso para a liderança. Segue a lista de resultados dos ciclistas leoninos:

Alejandro Marque, 21.º

Fábio Silvestre, 22.º

Shaun Nick-Bester, 44.º

Jesus Ezquerra, 49.º

Rinaldo Nocentini, 77.º

David Livramento, 99.º

Joni Brandão,145.º

Oscar Brea,165.º

A segunda tirada (189,3km) tem reservada uma discussão entre trepadores, com a ascensão de nove quilómetros até à Fóia, de 1.ª categoria, a decidir o vencedor e, certamente, o novo líder da classificação geral. Nocentini, Marque e Brandão poderão assumir maior protagonismo nesta quinta-feira.