Nocentini faz quinto na vitória de Daniel Martin
16 Fev, 2017
Italiano entra na discussão da Volta ao Algarve com uma subida impressionante
O irlandês Daniel Martin venceu no Alto da Fóia e é o novo camisola amarela da Volta ao Algarve, dando o segundo triunfo para a Quick-Step Floors em dois dias de prova. Rinaldo Nocentini deu asas ao sonho dos Sportinguistas e adeptos do Tavira, finalizando em quinto posto a primeira tirada em alto.
Depois de uma fuga com oito ciclistas perfeitamente dominada (nunca teve mais de quatro minutos de avanço), a Quick-Step, a Katusha e a Astana pegaram na corrida. A equipa belga dinamitou com a concorrência, ao atacar a 10 km da meta, ainda em vésperas da última subida, com 9.100 metros de extensão, e ganhou um avanço sobre os demais competidores. No entanto, à medida que os dois companheiros de equipa quebraram, Martin teve a companhia de Roglic (Lotto Jumbo), Kwiatkowski (Sky) e Amaro Antunes (W52 FC Porto). Nocentini comandou o grupo que alcançou o quarteto, já nos últimos 3km. Sem ir ao choque, aquando do 'solavanco' dado pela Quick-Step, Nocentini seguiu com Alejandro Marque e conseguiu igualar os melhores da prova.
O irlandês Daniel Martin decidiu arriscar a 3km da meta e só o esloveno o acompanhou. Na discussão, Martin fez valer a sua experiência para bater Roglic e garantir a liderança, com o registo de 4:46.35. Michal Kwiatkowski finalizou em terceiro, a 20 segundos.
Num duelo nacional pelo quarto posto, Amaro Antunes bateu o leão Nocentini, ambos com o mesmo tempo, a 33 de Martin.
Para o contra-relógio de 18km, em Sagres, Martin segue na frente, ameaçado por Roglic, campeão esloveno de contra-relógio, a 4 segundos, e Kwiatkowski, a 26'. Nocentini é sexto, a 43 segundos, mas é claro favorito a conquistar tempo para Martin e Amaro Antunes, por exemplo. Luis Leon Sanchez, um dos favoritos. foi sexto, a 35 segundos e mantém-se na discussão da geral.
Martin arrecadou a camisola amarela, mas também a geral dos pontos e da montanha. Tiesj Benoot (Lotto Soudal) é o novo líder da juventude, ele que fecha os melhores dez da etapa.
Alejandro Marque fez 16.º, a 1.16 minutos, e entra directamente para o 'top-15' da 'Algarvia', que reúne os melhores do Mundo em Portugal. O brilharete leonino é reforçado até pelo oitavo lugar colectivo na etapa e o nono em termos gerais, a oito minutos da líder Astana.
Segue a lista de atletas leoninos na etapa de 189,3km:
5.º, Rinaldo Nocentini, a 33 segundos
16.º, Alejandro Marque, a 1.16 minutos
69.º, Jesus Ezquerra, a 9.37 minutos
97.º, Joni Brandão, a 17.08 minutos
130.º, Nick Shaun-Bester, a 18.41 minutos
131.º, David Livramento, a 20.07 minutos
175.º, Oscar Brea, a 21.56 minutos
180.º, Fábio Silvestre, a 24.31 minutos