‘Leões’ em prova de equitação adaptada
15 maio, 2015
Sporting organizou a competição em parceria com o CRIO
O Sporting, em parceria com o Centro de Recuperação Infantil Ouriense (CRIO), organizou e participou numa prova de equitação adaptada na zona Centro do País. A competição, que teve lugar nas instalações da Associação Equestre Regional de Fátima, contou com a presença de oito atletas ‘leoninos’.
“Não tive medo nenhum. Fiz tudo o que me ensinaram, não tive dificuldades”, referiu Fernanda Pinto, uma das atletas ‘verde e brancas’ que esteve presenta na prova.
Segundo João Zaquette, professor de equitação, esta modalidade adaptada é uma “forma terapêutica de aumentar a auto-estima e a confiança destes jovens”. “Este tipo de actividades tem uma importância enorme para a auto-estima destas crianças, o que se traduz numa grande mais-valia para o desenvolvimento das mesmas”, explicou.
No entanto, não é com qualquer cavalo que estes atletas podem praticar a modalidade. “Não é fácil escolher os animais para este tipo de actividades. Têm de ser os cavalos mais mansos e com um temperamento mais dócil, para estas crianças terem a capacidade de os controlar”, explicou Ricardo Lopes, técnico da parceria CRIO/Sporting.
José Pavoeiro, director do departamento de desporto adaptado dos ‘leões’, destaca que esta parceria ‘leonina’ com o CRIO é uma forma de “promover o desporto adaptado e de proporcionar a prática do mesmo a todos”. “Vimos nesta parceria uma oportunidade de trazer estes jovens para o desporto. A prática desportiva representa saúde e bem-estar na vida e é isso que nós, como Sporting, queremos proporcionar a estas crianças”, concluiu.