Taça da Liga já está no Museu
15 Jan, 2016
Troféu foi entregue a Bruno de Carvalho por plantel, equipa técnica e direcção da modalidade
O troféu relativo à conquista da primeira Taça da Liga da história, no domingo passado em Oliveira de Azeméis, foi esta manhã exposto no Museu Mundo Sporting. O capitão da equipa, João Benedito, e o director da secção, Miguel Albuquerque, entregaram-no a Bruno de Carvalho, que fez questão de cumprimentar, um a um, todos os jogadores do plantel e a equipa técnica, presentes na curta cerimónia.
“É importante continuarmos a liderar o futsal nacional. Já tínhamos vários marcos históricos e este é mais um. Somos a única equipa portuguesa com todos os títulos nacionais e isso é muito importante para uma secção que está habituada a ganhar e que tem ambições de este ano voltar aqui mais vezes. O futsal do Sporting é isso, é vencer”, vincou o Presidente, que destacou ainda o papel motor do Clube na criação desta prova.
“Um Clube com a idade e o histórico que temos tem de estar sempre à frente e ser um contributo positivo para um desporto que tem muito que melhorar. O Sporting será sempre um parceiro dessa mudança positiva e nunca um obstáculo. No futsal, o Clube tem sido a alavanca de tudo, não só desta Taça. O futsal nacional tem aprendido muito com o Sporting, com os seus contributos e o seu historial magnífico desde o início. O futsal é um exemplo do que já fazemos há muitos anos. Estamos a querer fazê-lo em muitas outras modalidades”, rematou.
Também Miguel Albuquerque lembrou que a grandeza do Clube força-o a ser uma alavanca no desenvolvimento das modalidades. “Pela grandeza que tem, o Sporting tem responsabilidades acrescidas no contributo para o crescimento das modalidades. Não podemos pensar só em nós; temos de pensar no nosso projecto, que é para ganhar, mas temos também de ter a competência de pensar o futsal de uma forma mais aberta, mais macro, para ajudarmos a modalidade a crescer. Foi isso que fizemos com a proposta de criação desta competição e do documento com medidas para a alteração da modalidade. Se o futsal crescer, todos vamos crescer”.
Sobre a conquista da Taça, o responsável pelo futsal ‘leonino’ não esconde que tem um sabor especial por ser a primeira, mas garante que o plantel já está a pensar no próximo título. “O Sporting é o primeiro Clube a ter este troféu no seu Museu e isso dá um significado especial a esta conquista. Somos o Clube mais titulado em Portugal no futsal e já estamos a pensar na próxima competição que podemos vencer, que é a Taça de Portugal, em Maio. Isso é que nos dá alento para o futuro e para continuarmos a trabalhar”.
Para João Benedito, esta conquista é um marco que orgulha o Clube. “Trazer a Taça para o Museu imortaliza esta conquista. São marcos que incentivam ao Sportinguismo, que deixam os Sportinguistas orgulhosos. Mas neste momento já estamos a pensar no próximo, para neste nosso curto período de vida como atletas podermos estar presentes através dos troféus, e não a nível individual, neste Museu”.
João Matos, sub-capitão da equipa, utilizou a palavra “orgulho” para definir o momento. “Vamos ficar sempre marcados na história do Sporting e do futsal como tendo sido a primeira equipa a ganhar a Taça da Liga e fico muito feliz por estes 16 atletas pertencerem a esse marco histórico. Estou orgulhoso de continuar a fazer parte da história do Sporting. É mais um troféu que damos para embelezar este grande Museu. Sinto-me muito orgulhoso por continuar a pertencer à história do Clube”, sublinhou o fixo dos ‘leões’, que anteviu um futuro risonho para o resto da época.
“Reforçámo-nos este ano e isso dá-nos uma certa pressão e exige que o Sporting ganhe títulos em futsal. Temos condições para isso, uma equipa muito forte, estamos a atravessar um momento muito bom e vamos aproveitar esse momento. Temos uma equipa forte, consistente e vamos certamente estar na frente para todos os objectivos a que nos propusemos”.