Nuno Dias: "Sabemos os pontos em que temos de melhorar"
08 Set, 2023
Treinador Leonino lançou embate de sábado com o SC Braga
A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal inicia, este sábado (21h30), a Liga com a recepção ao SC Braga e, tendo como premissa o jogo da Supertaça, o técnico Leonino, Nuno Dias, lançou a partida diante dos bracarenses, bem ciente da qualidade e das dificuldades que a formação minhota é capaz de colocar.
“Sabemos quais os pontos que temos de melhorar e, sábado, frente ao SC Braga, temos de estar preparados, prevenidos e desconfiados para aquilo que o adversário nos vai fazer, porque tem qualidade, investiu, reforçou-se bem e tem um plantel bom, em quantidade e em qualidade. É, na minha opinião, um candidato ao título e é com esse pensamento que vamos encarar o jogo, sabendo das dificuldades, mas assumindo claramente aquilo que nós queremos fazer, e que é ganhar”, exprimiu o técnico Leonino aos meios de comunicação do Sporting CP.
Sobre o primeiro adversário dos Tricampeões Nacionais no campeonato, Nuno Dias explicou o que espera do SC Braga no Pavilhão João Rocha. “Daquilo que analisámos, é uma equipa com jogadores que desequilibram individualmente, que no um contra um são fortes e, depois, têm um jogo de pivô, com um que contratou e com outro que já estava, que são fortes fisicamente. Procuram muito o jogo de pivô, de contacto, com pivôs muito físicos e, depois, um jogo com um guarda-redes subido, que fazem em muitas alturas do jogo. Em muitos momentos do jogo, eles utilizam essa estratégia e é mais uma situação para a qual temos de estar preparados”, alertou, considerando ainda que a formação bracarense tem “um colectivo forte”.
Já do jogo da Supertaça, ficaram muitos aspectos positivos e alguns para corrigir, considerou. “O Sporting CP, na Supertaça, em 40 minutos, esteve 38 minutos a ganhar. E estar 38 minutos a ganhar ao SL Benfica, da maneira que nós estivemos, diz-me que muitas das coisas que nós fizemos foram bem feitas. Obviamente que outras não foram, por isso é que houve uma recuperação, mas mesmo nas coisas que não fizemos assim tão bem, há que dar mérito à reacção do adversário, que tem qualidade”, referiu.
Além disso, Nuno Dias rejeita qualquer responsabilidade acrescida para a equipa do Sporting CP por ser o Campeão em título. “A nossa responsabilidade é a mesma, tendo conquistado todos os troféus ou nenhum. Essa exigência é nossa, somos nós que a colocamos a nós próprios e não tem que ver com aquilo que fizemos no passado. O que fizemos no passado, fizemos, e aí já não há volta a dar. A única coisa que a conquista do passado traz para o presente é trazer um escudo de Campeão Nacional, mas isso não ganha jogos, é apenas o escudo daquilo que conseguimos alcançar na época passada. Agora é outro ano, é outra época desportiva, são outras dificuldades, outras exigências e outros adversários”, observou o técnico.
Por fim, Nuno Dias afirmou esperar um campeonato com “jogos cada vez mais equilibrados e mais difíceis”, considerando ainda que “as equipas estão cada vez mais apetrechadas e cada vez mais profissionais". "Neste momento, há uma ou duas equipas que não o são [profissionais] e todas as outras são, treinam com o mesmo volume, a mesma intensidade, a mesma carga horária, com as mesmas condições que nós e isso implica mais equilíbrio. As equipas estão mais bem preparadas, os treinadores também, as condições são boas e isso traz mais qualidade aos adversários, obriga-nos a trabalhar melhor. Cabe-nos responder e trabalhar que é a única forma que conheço de melhorar”, sentenciou.