Passaporte carimbado para a final eight da Taça da Liga
29 Dez, 2023
Futsal encerra 2023 com um triunfo em casa da AMSAC (3-5)
A equipa masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal encerrou 2023 com um triunfo frente à AMSAC por 3-5, esta sexta-feira, garantindo uma vaga na final eight da Taça da Liga.
Disputado no Pavilhão Paz e Amizade, recinto que durante vários anos foi a casa do Sporting CP nesta modalidade, o desafio frente ao conjunto da segunda divisão obrigou os Leões a suarem para saírem vitoriosos. Os homens da casa colocaram-se três vezes em vantagem (1-0, 2-1 e 3-2), sendo que apenas na segunda parte é que a equipa de Nuno Dias conseguiu firmar a vitória.
Sem João Matos e Henrique Rafagnin, o Sporting CP viu os homens da casa arrancarem melhor, com um golo de João Damião logo aos três minutos. No entanto, a resposta verde e branca chegou de imediato, menos de um minuto depois, com Tomás Paçó a restabelecer a igualdade através de um potente remate de primeira na sequência de um canto marcado por Pany Varela.
A partir daí, o domínio Leonino foi total, frente a uma equipa orientada por Miguel Velez, técnico que passou pelos escalões de formação do Sporting CP, assim como dez jogadores do seu plantel. Apesar de a turma de Alvalade ter criado várias ocasiões, acabou por ser a AMSAC, já com dez minutos, a fazer o 2-1 por Tiago Santos no segundo lance de perigo que criou até aí.
Novamente em desvantagem, os Leões continuaram por cima e voltaram a produzir várias situações de golo, mas o guarda-redes André Carrola foi defendendo tudo… ou quase. Isto porque, a seis minutos da buzina, Wesley apontou novamente o empate, sendo que depois , até ao intervalo, a AMSAC também podia ter marcado num par de saídas rápidas, mas o placard não se alterou.
No reatamento, Bernardo Paçó substituiu Gonçalo Portugal na baliza e a história da primeira parte repetiu-se. A AMSAC chegou ao golo novamente aos três minutos, por Carlos Porfírio, e obrigou o Sporting CP a correr atrás do prejuízo. Ainda assim, os Leões ripostaram logo a seguir, com Diogo Santos a fazer o 3-3 aos seis minutos após nova assistência de Pany Varela.
A partir daí, assistiu-se a uma sucessão de remates por parte da formação de Alvalade, que tentou chegar pela primeira vez à vantagem de todas as formas e feitios. Mais uma vez, o guardião André Carrola foi conseguindo adiar o golo, mas nada pôde fazer aos dez minutos, momento em que Tomás Paçó bisou a passe de Merlim e colocou a sua equipa na dianteira: 3-4.
Na recta final, o Sporting CP esteve sempre mais perto de voltar a marcar, tendência que se acentuou com a expulsão do guarda-redes dos homens da casa. A quatro minutos da buzina, Zicky Té aproveitou a superioridade numérica dos Leões para fazer o 3-5, dando finalmente alguma tranquilidade à sua equipa, que viu depois ficar confirmada uma vitória tão justa quanto suada.
Agora, os Leões regressam à acção apenas no dia 8 de Janeiro com um duelo importante para as contas da fase regular da Liga, no terreno do SC Braga, referente à 12.ª jornada.
Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Alex Merlim [C], Zicky Té, Tomás Paçó e Pany Varela; Bernardo Paçó [GR], Tiago Macedo, Taynan, Wesley, Hugo Neves, Diogo Santos, Pauleta, Anton Sokolov.