Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Tatinho reforça futsal

Por Sporting CP
03 Jan, 2024

Ala internacional brasileiro chega do SC Corinthians

Renato de Sá ou Tatinho, como é conhecido, é o mais recente reforço da equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal, juntando-se de imediato às opções do treinador Nuno Dias.

O ala internacional brasileiro chega a Alvalade após três temporadas no SC Corinthians, onde terminou 2023 com 35 jogos e 13 golos. Agora, aos 31 anos, segue para a sua primeira aventura no futsal europeu e, em declarações aos meios de comunicação do Sporting CP, não escondeu a sua satisfação por reforçar os Tricampeões Nacionais.

“Estou muito feliz por vestir esta camisola, deste clube maravilhoso, sério e grande. É uma equipa que ganha todos os títulos que disputa e eu chego para ajudar e conseguir o máximo possível de troféus”, começou por dizer, já de Leão ao peito, o novo camisola 2 do futsal verde e branco no momento da oficialização da contratação, que contou com a presença de Rodrigo Pais de Almeida e Miguel Afonso, ambos membro dos Conselho Directivo.

Agora, Tatinho quer adaptar-se “o mais rápido possível” para que esta seja “uma passagem de Glória, com muitos títulos”, traçou, ‘piscando’ o olho a um troféu em especial: “Quero lutar pela UEFA Futsal Champions League. Estamos na final four e se Deus quiser vamos trazer esse título”.

Depois de se ter assumido como uma das figuras do ‘Timão’ e de ter chegado à selecção do Brasil, com a qual venceu recentemente uma Taça das Nações, o ala ambidestro confirmou ainda que se sente no melhor momento da sua carreira. “Estou bastante maduro, sei o potencial que tenho e aquilo que sou capaz de dar, por isso vou dar tudo de mim aqui”, apontou, antes de se apresentar aos Sportinguistas enquanto futsalista.

“Sou um jogador de muita força, gosto de ir no 1v1, com a bola sou muito intenso e sem ela mais intenso ainda. O meu pé dominante é o direito, mas consigo jogar muito bem com a esquerda também. Desde pequeno que tenho essa facilidade de jogar com os dois pés”, detalhou o polivalente brasileiro, acrescentando: “Este é o meu jogo e acho que vai dar muito certo aqui no Sporting CP”.

Já depois de ter assistido ao treino dos seus novos colegas de equipa, sob as ordens de Nuno Dias, Tatinho mostrou-se conhecedor da realidade que vai encontrar no futsal português. “Acompanhei alguns jogos e vi que há muita intensidade para atacar e defender, coisa que no Brasil não há tanto. Essa parte mais física surpreendeu-me mais”, atentou, antes de sublinhar que no que toca ao ambiente no Pavilhão João Rocha as suas expectativas “são as melhores”, admitiu.

“Sempre que assisti a alguns dos jogos, vi o pavilhão lotado e com os adeptos a ‘jogarem’ com os jogadores. É isso que espero quando também jogar, um ‘caldeirão’”, completou.

No Brasil, onde Tatinho fez toda a sua carreira no futsal, representou o Dracena e a ADC Intelli e venceu um campeonato nacional e um campeonato paulista, ambos em 2022, pelo SC Corinthians. Antes disso, o percurso do ala de 31 anos foi invulgar - e inverso ao que costuma ser mais habitual -, uma vez que a sua carreira começou no futebol, como avançado, tendo chegado a ser campeão da II Divisão do Japão pelo Ventforet Kofu, em 2012, além de ter jogado pelos brasileiros do PSTC.

Nos primeiros tempos, a mudança “foi difícil”, reconheceu, “porque a tendência é o contrário: do futsal para o futebol”, acrescentou. “Ainda assim, já levo seis anos a jogar futsal e já estou adaptado. No futsal tudo começou quando estava de férias do futebol”, contou Tatinho, que deixou, por fim, uma mensagem aos Sportinguistas.

“Podem esperar um Tatinho aguerrido, porque entrega e vontade não vão faltar e, se Deus quiser, bastantes golos”, garantiu.

Por sua vez, sobre a chegada do novo reforço, Rodrigo Pais de Almeida começou por sublinhar que “não é difícil convencer jogadores a virem para o melhor clube de futsal do mundo”.

“Era um jogador que acompanhávamos há quase dois anos, tínhamos muitas referências dele e em Setembro, quando tivemos uma baixa inesperada no plantel, as inscrições já estavam fechadas, portanto quando abriram já sabíamos que queríamos trazer o Tatinho”, explicou, realçando que se trata de um jogador “que dispensa apresentações”, mas cujo “estado de desenvolvimento ainda pode melhorar”.

“É um jogador que vem acrescentar qualidade a um plantel que, por si só, já é excelente. É alguém que a nossa equipa técnica queria muito trazer e foi possível. Acredito que rapidamente vai integrar-se para ser mais uma solução e para nos ajudar rumo aos nossos objectivos desta época”, considerou, por fim, o vogal do Conselho Directivo.