Malmo como talismã para título maior
08 Fev, 2018
Sporting CP venceu a etapa sueca do ano passado. Este ano poderá sair da mesma cidade já campeão europeu
A equipa de goalball do Sporting Clube de Portugal já chegou a Malmo, na Suécia, onde irá participar na terceira (de quatro) etapa da Super Liga Europeia da modalidade (SEGL). Os leões, que ocupam o primeiro lugar da classificação da prova, têm já 12 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, os finlandeses do Old Power, que será precisamente o primeiro adversário da equipa de Alvalade.
O jogo será amanhã, sexta-feira (9/2), pelas 17h10 (hora portuguesa) e pode ditar o desfecho quase certo desta 5.ª edição da mais importante competição europeia de clubes de goalball, aquela que corooa o melhor do velho continente.
"Como temos essa diferença pontual, creio que a pressão estará mais do lado deles do que do nosso", começou por dizer Eugénio Oliveira, coordenador técnico da secção de goalball do Sporting CP. "É preciso não esquecer que a equipa que mais dificuldades nos apresentou, por ter sido aquela contra a qual, até agora, marcámos menos golos é precisamente da equipa da casa, o FIFH Malmo. Fomos absolutamente dominadores nas duas primeiras etapas, em Rostock e Helsínquia", acrescentou.
A equipa leonina que viajou até à Suécia é formada pelos seguintes jogadores: Hadiley Sacramento, João Mota, Luís Miguel, João Pereira (portugueses), Justas Pazarauskas (lituano) e Leomon Silva (brasileiro). De fora, por imposição regulamentar de só se poder utilizar apenas dois estrangeiros, ficou outro lituano, Mantas Brazauskis, curiosamente o melhor central do Mundo. "Podemos ter perdido algum poder defensivo, mas sem qualquer dúvida que ganhámos – e muito! – em poder ofensivo", continuou Eugénio Oliveira. "É um pouco como a teoria de Cruijff: não há problema sofrer três golos, se marcarmos quatro".
Se é de golos que se precisa, não será por falta de marcadores que o Sporting CP se poderá queixar. Justas Pazarauskas, só à sua conta, leva já 63 (o Sporting CP tem 121 marcados e apenas 27 sofridos; contra os 106-77 do Old Power). Leomon Silva, o brasileiro que irá defender as cores leoninas pela primeira vez, também é conhecido pela sua potência de remate. Amanhã irá revelar, de leão ao peito, toda a sua qualidade, reconhecido – a par de Justas, agora de Genrik Pavliukianec se retirou oficialmente da competição – como um dos melhores praticantes do Mundo. Aliás, salvaguardadas as devidas diferenças, é como ter Cristiano Ronaldo e Messi a jogarem na mesma equipa.
Os leões dão, assim, amanhã o pontapé de saída para um fim-de-semana que poderá significar mais um título europeu, o 28.º do Clube.