Taça de campeão europeu entregue
18 Mar, 2018
Cerimónia de encerramento oficializou o 28.º título europeu dos leões, entregue pelo Presidente Bruno de Carvalho
E ao terceiro (e último) dia da Super Liga Europeia de goalball, naquela que foi a quarta e derradeira etapa da 5.ª edição da maior competição de clubes na Europa, o Sporting CP é coroado como o novo campeão europeu. O título já havia sido virturalmente conquistado pelos leões em Malmo, no final de Fevereiro, mas como acolheu e organizou o desfecho da prova, o respectivo troféu – o 28.º internacional da história do Clube de Alvalade –, foi agora entregue.
A cerimónia, para além do Presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, e dos elementos da Direcção José Quintela e Luís Gestas, contou também com a presença do Director-executivo da International Blind Sports Association (IBSA, federação international de desportos para cegos), o Henk van Aller, do presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes (FPDD), Mário Lopes, e do presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Pedro Delgado Alves.
Bruno Carvalho ficou satisfeito com as opiniões que foi ouvindo em relação à organização da prova. "Aquilo que fui ouvindo por parte dos responsáveis, nacionais e internacionais, é que estão espantados com a organização. Estou certo que demos mais um passo para que esta modalidade se desenvolva cada vez mais. Foi esse o nosso interesse quando criámos o Gabinete Paralímpico e esta competição foi o culminar de um trabalho muito árduo, muito bom. Desportivamente, tivemos jogadores do Sporting CP a jogar no Malmo, no Old Power e penso que foi um evento que demonstrou que, para nós, não há qualquer tipo de diferenciação. Desporto é desporto e os atletas são sempre atletas. Foi magnífico".
Para Luís Gestas, elemento do Conselho Directivo que tem a cargo precisamente o Gabinete Paralímpico, o sucesso da competição, que coincidiu com o título europeu dos leões, tem vários responsáveis, como trabalho de equipa.
"O futuro do goalball em Portugal começou há três anos quando o Sporting CP deu esta passo importante para a modalidade. Foi uma decisão arrojada o facto de termos aceitado o desafio para organizarmos uma etapa da Super Liga Europeia, ainda para mais tratando-se da última. No entanto, a Direcção do Clube, desde a primeira hora, esteve presente, mandou seguir o projecto em frente. Forasm vários meses de trabalho, tenho de dar os parabéns a todo o Gabinete Paralímpico, liderado pela Márcia Ferreira, pois têm sido incansáveis e este sucesso deve-se a eles. Em termos organizativos, o retorno que tivemos tem sido fantástico por parte das entidades internacionais, dos próprios árbitros da IBSA – alguns com várias dezenas de anos de ligação à modalidade –, que elogiaram e equipararam esta etapa europeia a um Mundial de goalball. É o reconhecimento deste trabalho que coincidiu com mais um título europeu do Sporting CP", rematou.