Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto D.R.

São eles que dão vida ao Museu

Por Jornal Sporting
12 Out, 2016

A equipa de hóquei em patins visitou o estádio e o Museu Sporting, onde deixou o troféu da Elite Cup

Foi sob o 'olhar atento' de Fernando Mendes, Héctor Yazalde, Manuel Fernandes e de outras figuras emblemáticas do universo leonino que a equipa de hóquei em patins desceu aos balneários do Estádio José Alvalade, a primeira paragem da visita guiada desta quarta-feira. O papel de parede que acompanha o percurso mete em sentido qualquer adversário que caminhe dentro do reino do leão. Já sentados no lugar onde os opositores se costumam preparar, ouviram-se histórias de Mário Jardel, Fernando Peyroteo e Cristiano Ronaldo, alguns dos maiores inimigos daqueles que enfrentaram o símbolo do leão rampante. 

Os vencedores da Elite Cup, que arrancaram no campeonato com duas vitórias, passaram também pelo Auditório Artur Agostinho, local onde houve tempo para uma 'conferência' curiosa de Ângelo Girão. "Aviso já que a última vez que tirei uma fotografia neste sítio ganhámos a Taça CERS. Este ano vamos ganhar a Liga Europeia", soltou, sem qualquer receio.

Sergi Miras, reforço do Sporting CP esta época, integrou os escalões de formação do Barcelona, clube onde se estreou na principal liga espanhol e no qual viria a conquistar duas ligas espanholas (2005 e 2006), uma Taça do Rei (2006), três Supertaças de Espanha (2005, 2006 e 2012), uma Liga Europeia (2005), uma Taça CERS (2006), duas Taças Continentais (2005 e 2006) e uma Taça Intercontinental /2006). Ainda assim, ao entrar no Museu Sporting, soltou a seguinte questão: "O Sporting CP, tal como o Barcelona, também tem um espaço dedicado às conquistas de cada uma das modalidades?". "Sim", respondeu Gilberto Borges, um dos responsáveis pela secção de hóquei. Miras não precisou de tecer uma única palavra, pois o seu olhar brilhou automaticamente. 

Como já é conhecido, o mote desta época para os jogos realizados em casa é: "Só tu dás vida a Alvalade". Neste caso, podemos fazer uma pequena alteração. O conjunto orientado por Guillem Pérez deu mais um bocadinho de vida ao local onde os leões guardam a sua história. Deixaram a Elite Cup na vitrine destinada aos títulos da modalidade e ouviu-se uma salva de palmas. 
O maior desejo do treinador verde e branco é que essa tenha sido a primeira de muitas. "A nossa vontade é trazer muitas mais coisas para aqui. Queremos ganhar tudo: todos os jogos e todos os títulos", vincou, já depois de, no relvado de Alvalade, se ter afastado do grupo para ter um momento consigo próprio. Porquê? "Estive a observar a grandeza do Sporting CP. Para mim, é importante fazer parte de um grande Clube". 

O capitão João Pinto garantiu que, aos que chegaram, não precisou de explicar o historial leonino. Jogadores como Pedro Gil conhecem bem a tradição verde e branca no hóquei em patins. "O Sporting CP tem muita história no hóquei. O nosso projecto passar por continuar a honrar esse sucesso, levando o Clube até ao mais alto patamar, que é onde merece estar", afirmou o espanhol. 

"Esperemos que o 'déjà vu' do Girão seja um bom presságio para o final desta temporada, apesar da Liga dos Campeões ser um objectivo mais difícil, pois tem equipas muito fortes. Estamos preparados", garantiu João Pinto, no final da visita organizada pelo Gabinete de Apoio.