Arranque no campeonato continua a correr sobre rodas
08 Out, 2023
Leões do hóquei em patins superaram trabalhoso Famalicense AC (5-2)
A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, o Famalicense AC por 5-2 no jogo da segunda jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Devido à Assembleia Geral a decorrer no Pavilhão João Rocha, o duelo decorreu em casa emprestada para os Leões, no Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes, no Seixal.
Após a goleada à recém-promovida Juventude Pacense (0-5) na jornada inaugural, o conjunto orientado por Alejandro Domínguez continua em bom plano no início do campeonato. Desta vez, frente um adversário que deu bastante trabalho, acabou por ser a arte de Ferran Font nas bolas paradas (dois golos) e o instinto matador de João Souto (três) a furar a resistência erigida, principalmente, por um inspirado Diogo Fernandes na baliza visitante.
Com um cinco inicial composto por Ângelo Girão, Henrique Magalhães, Matias Platero, Alessandro Verona e João Souto - Toni Pérez fora das opções -, o Sporting CP entrou com tudo e ciente daquilo que tinha de fazer. Assim, à passagem do terceiro minuto, João Souto - a passe de Platero - já tinha apontado o 1-0 e, pouco depois, Verona teve um penálti para fazer logo o segundo, mas o guardião Diogo Fernandes levou a melhor na cobrança.
Seguiu-se uma fase mais descontrolada, na qual surgiu também uma réplica positiva do Famalicense. Então, com o jogo reequilibrado, os dois guarda-redes emergiram como principais protagonistas, adiando os golos que os perigosos vaivéns de parte a parte iam prometendo.
Continuou a ser o conjunto Leonino de Alejandro Domínguez a criar as melhores ocasiões, entre as quais um cara-a-cara de Souto e uma stickada de longe de Gonzalo Romero, mas seria o emblema de Vila Nova de Famalicão a festejar, embora por pouco tempo.
A dois minutos do fim, Verona viu o cartão azul e Juan López aproveitou a bola parada para fazer o empate – Girão tinha defendido a primeira tentativa, mas teria de ser repetida. No entanto, a reacção verde e branca foi tão rápida como eficaz, e também de bola parada. O Famalicense AC fez a sua décima falta e, depois, a magia Ferran Font fez o resto, sentando o guardião adversário antes de concluir com classe para o 2-1 em vigor ao intervalo.
Tal como na primeira parte, o Sporting CP voltou a começar melhor e novamente com o avançado Souto a marcar, agora com alguma felicidade à mistura, mas a incerteza no marcador estava para continuar.
Na resposta imediata, o Famalicense, que continuou a dar bastante trabalho no Seixal, voltou a responder com o 3-2. Ainda assim, os Leões assumiram o controlo da partida e intensificaram o cerco à baliza de Diogo Fernandes, que parecia intransponível depois de uma mão cheia de defesas, inclusivamente a um penálti de Romero.
A ‘muralha’ nortenha, contudo, cairia já na recta final do encontro e novamente graças a uma bola parada de Ferran Font (4-2), que castigou a 15.ª falta dos visitantes e permitiu uns últimos minutos mais tranquilos até à buzina final. Antes disso, no entanto, as contas da partida só ficariam fechadas, mais uma vez, com a assinatura de João Souto, que saiu da pista com um hat-trick.
Agora com seis pontos em outros tantos possíveis, o Sporting CP visita o HC Braga na próxima jornada.
Sporting CP: Rafael Bessa, Ferran Font, Alessandro Verona, Matias Platero, João Souto, Ângelo Girão [GR] [C], Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR], Gonzalo Romero.