Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Forcing final não foi suficiente

Por Sporting CP
30 maio, 2024

Derrota com o FC Porto no arranque das meias-finais do campeonato (4-2)

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal estreou-se nas meias-finais do play-off do Campeonato Nacional com uma derrota frente ao FC Porto (4-2), esta quinta-feira, estando em desvantagem na eliminatória à melhor de cinco.

Depois de ter vencido os dragões há cerca de três semanas (6-5), nas meias-finais da WSE Champions League, a turma de Alvalade não teve tarefa fácil. Os Leões viram-se a perder no Dragão Arena por 3-0 já na segunda parte e, apesar de terem reagido e reduzido para 3-2, relançando a partida, já não conseguiram dar a volta.

Com Facundo Bridge de fora das opções, a partida revelou um FC Porto mais ofensivo nos momentos iniciais. Os azuis e brancos jogaram mais tempo no meio-campo do Sporting CP, que ainda assim foi-se mostrando sólido a defender, com Ângelo Girão a brilhar entre os postes, e tentou aproveitar as transições para atacar.

Apesar disso, a insistência portista acabou mesmo por dar resultado porque, em dois minutos, o FC Porto marcou por duas vezes. Aos 10’, Edu Lamas inaugurou o marcador ao surpreender Girão com uma forte stickada, e aos 12’ foi a vez de Rafa aproveitar um lance infeliz da defesa verde e branca para dilatar a vantagem: 2-0.

O Sporting CP estava obrigado a correr atrás do prejuízo e foi o que fez. Alessandro Verona deu o primeiro sinal de reacção ao acertar no ferro e João Souto também podia ter causado mossa de livre directo, sem sucesso. Já perto do intervalo, os Leões estiveram dois minutos em power play, mas não conseguiram aproveitar.

No reatamento, a turma de Alejandro Domínguez entrou por cima e ficou à beira de reduzir a diferença por Gonzalo Romero, só que Xavi Malián impediu um golo que parecia certo. Do outro lado, o FC Porto - que tinha apenas duas faltas contra nove dos Leões - foi gerindo a vantagem ao esgotar muitas vezes os tempos de ataque.

Pouco depois, Toni Pérez também tentou a sorte através de um remate frontal, na sequência de um excelente trabalho de João Souto, só que mais uma vez Malián agigantou-se na baliza. E como quem não marca sofre, aos 40 minutos os dragões, mesmo sem insistir, foram mais eficazes e aumentaram para 3-0 por Hélder Nunes.

Girão voltou então a brilhar e impediu o quarto ao defender um livre directo, com o Sporting CP a aguentar os dois minutos seguintes em inferioridade numérica. Já de igual para igual, os Leões conseguiram o que não tinham feito até aí: marcaram duas vezes em segundos, por Ferran Font e Rafael Bessa, e relançaram a partida.

Ainda com quatro minutos para jogar, e quando o Sporting CP ia em busca do empate, o FC Porto beneficiou de novo livre directo, mas Girão voltou a dar boa resposta. Do outro lado aconteceu o mesmo, com Ferran Font a beneficiar também de uma bola parada que podia ter resultado no 3-3, mas Malián não permitiu.

Já a pouco mais de um minuto da derradeira buzina, Hélder Nunes aproveitou o posicionamento de Girão, que estava muito adiantado e de pé pois preparava-se para ser rendido devido à aposta no 5x4, para selar as contas ao assinar o 4-2 final.

O segundo jogo da final está marcado já para este domingo (16h00), no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Gonzalo Romero, Matías Platero, Ferran Font e Toni Pérez; Zé Diogo [GR], Rafael Bessa, Alessandro Verona, João Souto e Henrique Magalhães.