Leões vencem AD Valongo e agendam dérbi para sábado
11 Out, 2024
Triunfo por 3-1 nos quartos-de-final da Elite Cup
A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu, nesta sexta-feira, a AD Valongo por 3-1 no jogo dos quartos-de-final da Elite Cup, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, marcando assim encontro frente ao SL Benfica nas meias-finais.
Para este primeiro jogo oficial da temporada, Edo Bosch lançou de início Ângelo Girão, Alessandro Verona, João Souto, Toni Pérez e Nolito Romero, com os Leões a entrarem bem na partida e a conseguirem mostrar superioridade desde o início.
Assim, foi o Sporting CP que foi criando maior perigo com a AD Valongo a ter a necessidade de travar os Leões. Numa dessas ocasiões, Francisco Silva viu cartão azul, deixou a equipa adversária reduzida a quatro e deu a João Souto a oportunidade de abrir o marcador, mas o guarda-redes Gonçalo Bento levou a melhor e defendeu o livre directo.
Apesar disso, a formação Leonina não deixou escapar a oportunidade de jogar em superioridade e o mesmo João Souto marcou logo a seguir, colocando o Sporting CP na frente desde o terceiro minuto de jogo.
Seguiram-se depois oportunidades para ambos os lados, mais para a turma verde e branca, com o jogo a estar vivo, mas tanto Ângelo Girão como Gonçalo Bento foram sabendo fechar as balizas.
Por isso, só a três minutos do intervalo é que voltou a haver golo e para o Sporting CP, que tinha sido a equipa que mais tinha tentado marcar, desta vez por Toni Pérez.
Os Leões foram assim para o intervalo a vencer por 2-0, mas, já se sabe, no hóquei essa diferença é muito curta e na segunda metade haveria que voltar a fazer o mesmo e foi isso que o Sporting CP fez.
A formação Leonina voltou a entrar bem e a marcar cedo, numa jogada rápida em que Rafa Bessa serviu Henrique Magalhães para um remate certeiro e sem hipóteses para o guardião adversário.
Complicava-se assim a tarefa para a AD Valongo, com o jogo a seguir a mesma dinâmica da primeira parte: mais Sporting CP e o golo Leonino a estar sempre mais perto.
A dez minutos do final, esteve bem à vista o 4-0, por Roc Pujadas, num lance em que ficou isolado e na cara de Gonçalo Bento, mas o mesmo negou-lhe a grande oportunidade. O guardião da AD Valongo, que foi quem foi tendo mais trabalho, foi coleccionando várias boas defesas e essa foi mais uma delas.
Já do outro lado, Ângelo Girão não evitou o 3-1, do ex-Leão João Almeida, quando a equipa de arbitragem considerou haver falta para penálti e o marcador ficou assim relançado a pouco mais de cinco minutos do final do encontro.
Depois disso, o pior da noite, com Nolito Romero a lesionar-se e a ter de sair da quadra em ombros e com o jogo a prosseguir sem o jogador argentino, que continuou a ser assistido junto ao banco de suplentes.
Já na pista, pouco mais se passou, com o Sporting CP a guardar mais a bola e o resultado não voltou a mexer.
Os Leões voltam então a jogar amanhã, sábado, diante do SL Benfica, às 21h00, igualmente no Pavilhão Multiusos de Odivelas, onde até domingo se vai disputar toda a prova.