"Foi uma estreia de sonho"
11 Ago, 2016
Alexis Santos voltou a colocar Portugal numa meia-final da natação olímpica, 28 anos depois
Foi o nadador do Sporting, Alexis Santos, que voltou a colocar Portugal numa meia-final da natação olímpica. Nada mais, nada menos, do que 28 anos depois. O atleta verde e branco foi 12.º nos 200m estilos, um marco histórico alcançado pelo jovem de 24 anos que fez a estreia nos Jogos. Com este registo, Alexis sucede a Alexandre Yokochi - o único nadador português que marcou presença numa final olímpica -, nono classificado nos 200m bruços em Seul-1998. O horizonte ficou maior para o leão, que já pensa em chegar ao patamar seguinte.
"Espero que na 'terra dele', em Tóquio 2020, possa ficar mais perto do resultado dele, ou ultrapassá-lo", afirmou aos jornalistas após a prova desta noite, referindo-se a Yokochi. Questionado sobre a dimensão do feito, Alexis admitiu ainda não ter caído na realidade: "É tudo muito recente. É muito tempo sem um nadador entre os 16 primeiros e eu espero que agora haja uma mudança".
Apesar do excelente tempo (2;00,08 minutos), o nadador leonino falhou o apuramento para a final. "Estou feliz com a classificação, mas um pouco desiludido com o tempo. É meia-noite e eu acabei agora de nadar, não são os horários mais indicados. Mas sem desculpas, sei que podia ter feito melhor", reconheceu.
Completada a sua estreia em Jogos Olímpicos, o atleta admite que regressa a Portugal com os objectivos cumpridos e mais ambição na bagagem. "Estar na câmara de chamada com o Michael Phelps e estes nadadores todos de topo é diferente de nadar em Portugal. Mas espero que daqui para a frente possa começar a olhar para eles como rivais. Os Jogos Olímpicos eram um sonho, passaram a ser um objectivo, e finalmente consegui concretizá-lo e estar aqui a competir com os melhores do mundo. Foi uma estreia de sonho", concluiu.