"Tive a estreia que pretendia"
15 Ago, 2016
Alexis Santos chegou hoje a Lisboa bastante feliz pelos êxitos conseguidos no Rio 2016
O atleta leonino aterrou esta segunda-feira de manhã no Aeroporto Humberto Delgado cansado, feliz e com o objectivo de missão cumprida. “Sim, sem dúvida, tive a estreia que pretendia. Cheguei lá nas melhores condições”, revelou Alexis Santos em declarações ao Jornal Sporting.
O nadador de 24 anos terminou a participação no Rio de Janeiro com um 12.º lugar nos 200 metros estilos. Desde 1988 que não se assistia a algo igual: um português a participar numa meia-final nos Jogos Olímpicos. Na altura, Alexandre Yokochi, nos Jogos de Seoul, foi 9.º classificado nos 200 metros bruços.
Alexis Santos que já tinha sido 14.º nos 400 metros estilos (e com novo recorde nacional) quer continuar a perseguir os feitos protagonizados por Alexandre Yokochi, nomeadamente a presença numa final olímpica. Yokochi, de ascendência japonesa, foi o único português a consegui-lo, quando foi sétimo nos 200 metros bruços, em 1984, nos Jogos de Los Angeles, oito anos antes de Alexis nascer.
“Ultrapassá-lo vai ser difícil, superar um sétimo lugar numa final é algo do outro mundo mas vou lutar para isso! Quero representar Portugal ao mais alto nível nos Jogos Olímpicos de Tóquio”, confessou o atleta de 24 anos que vai retomar o curso de desporto.