Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Esclarecimento da Federação de Judo

Por Jornal Sporting
06 Ago, 2015

Comunicado a propósito da situação de Jorge Fonseca

A Federação Portuguesa de Judo emitiu hoje um comunicado a propósito da situação de Jorge Fonseca, no seguimento de uma série de notícias imprecisas que têm vindo a público sobre o quadro clínico do atleta do Sporting.

“O atleta Jorge Fonseca encontra-se a recuperar de uma lesão que sofreu na última competição internacional em que esteve presente, o que o afasta durante algum tempo da competição. Em simultâneo, foi detetado uma outra situação do foro médico estando neste momento a ser devidamente acompanhado pela sua equipa médica e técnica. A Federação Portuguesa de Judo acredita que todos os tratamentos que estão a ser realizados terão grande sucesso prevendo que, até ao final do ano, Jorge Fonseca voltará a defender o seu lugar nos Jogos Olímpicos. Entretanto reforçamos publicamente todo o nosso apoio ao Jorge, que é um dos grandes exemplos de dedicação e talento Nacional”, explicou Manuel Costa Oliveira, líder da Federação de Judo.

“Após o regresso dos Jogos Europeus de Baku e na sequência de um exame médico, foi-lhe diagnosticado um síndrome paraneoplásico. Trata-se de uma situação clínica que requer tratamento específico e que nada tem a ver com a divulgada lesão ligamentar do joelho. Em relação a esta, consideramos que a evolução é satisfatória e está clinicamente ultrapassada”, começou por referir o médico nacional José Gomes Pereira.

“No que diz respeito ao síndrome paraneoplásico, a perspetiva é francamente favorável, beneficiando da precocidade do diagnóstico e do facto do atleta em questão se encontrar em tratamento numa conceituada unidade de hematologia de Lisboa. É uma doença que não está relacionada com a actividade desportiva e a equipa médica que acompanha o atleta respeitou e respeitará as condições de sigilo a que o Jorge Fonseca, como atleta e cidadão, tem direito e nos solicitou. A situação deverá merecer o mesmo tratamento por todos os agentes desportivos envolvidos, onde incluímos os órgãos de comunicação social. Por se tratar de um atleta de alto rendimento em representação nacional, consideramos também que o aludido sigilo poderá ser relativo. Também por esse motivo, a informação deverá basear-se em dados clínicos credíveis, sem dar aso a especulações e abusos. Neste contexto, estamos em condições de informar que a situação evolui favoravelmente e que se prevê que o Jorge Fonseca possa regressar à sua preparação desportiva dentro de oito semanas”, acrescentou o responsável clínico da Federação Portuguesa de Judo e médico do Comité Olímpico de Portugal.