Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Três ‘leões’ em Astana

Por Jornal Sporting
23 Ago, 2015

Saiba tudo sobre o Campeonato do Mundo de judo

Se a imagem do Ninho de Pássaro de Pequim não deixa ninguém indiferente, as fotografias de apresentação do Campeonato do Mundo em Astana, no Cazaquistão, não lhe ficam atrás: além do Velódromo Saryarka, com capacidade para mais de 9.000 espectadores, podemos ver o monumento Bayterek  e o Hazrat Sultan, a maior mesquita da Ásia Central. É neste contexto que Joana Ramos, Taciana Lima e Sergiu Oleinic tentarão somar o maior número de vitórias no Campeonato do Mundo de judo, que se realiza entre os dias 24 e 30 de Agosto.
 
Amanhã, segunda-feira, Taciana, nascida no Brasil mas a representar a Guiné-Bissau, será a primeira a entrar em acção: a tricampeã africana, actual quarta classificada do ranking de -48kg, tentará vingar a derrota nos quartos-de-final do último Mundial frente à campeã, a argentina Paula Pareto.
 
O sorteio não trouxe, para já, facilidades: isenta da primeira fase da ronda preliminar, a atleta ‘leonina’ vai começar por defrontar a turca Dilara Lokmanheikim, 12.ª do ranking mundial. Em caso de vitória, Taciana poderá encontrar uma de três atletas: Nathalia Brigida (Brasil, 28.ª do ranking), Cristina Budescu (Roménia, 73.ª) ou Anara Zhumabayeva (Quisquistão). De referir que a portuguesa Leandra Freitas também foi sorteada na pool B da categoria de -48kg do Campeonato do Mundo.
 
No dia seguinte, Joana Ramos, que no ano passado perdeu logo no primeiro combate de -52kg, tentará justificar o estatuto de nona melhor do ranking dando prolongamento ao triunfo no Grand Slam de Tyumen. “Vou com o espírito de conseguir o máximo. Ninguém luta para ficar em quinto e uma medalha não é impossível”, afirmou a judoca, à partida para Astana. Sergiu Oleinic, que esteve em destaque nos Jogos Europeus de Baku em -66kg, luta por melhorar o 28.º posto do ranking mundial. “Um dos meus sonhos é subir ao pódio mundial”, confessou o ‘leão’.
 
Mesmo sem a presença do lesionado Jorge Fonseca, o Sporting consegue ter uma representação mais vasta do que 55 dos 129 países participantes, com três atletas com aspirações entre os mais de 800 que marcarão presença na competição.