Jorge Fonseca de bronze no Grand Prix de Tbilisi
27 Mar, 2016
Judoca 'leonino' soma segunda medalha para o Clube após prata de Taciana
Jorge Fonseca garantiu hoje a medalha de bronze no Grand Prix de Tbilisi na categoria de -100kg, fechando da melhor forma uma competição onde Taciana Lima já tinha ganho a medalha de prata em -48kg e Sergiu Oleinic ficara no sétimo lugar em -66kg.
O judoca ‘leonino’, actual 20.º do ranking mundial, começou a competição com um triunfo frente ao ucraniano Dmytro Luchyn (64.º da hierarquia) por ippon a 30 segundos do fim de um combate que não teve qualquer ponto ou penalização até aí. De seguida, Fonseca superou o húngaro Miklos Cirjenics, 34.º do ranking, por ippon em 2.43 minutos, já depois de ter marcado um wazari.
No entanto, no duelo de atribuição da vitória na poule D da fase preliminar, o português foi derrotado pelo georgiano Beka Gviniashvili, 39.º da hierarquia, por ippon – antes já tinha sofrido um wazari – em 1.50 minutos.
O facto de ter caído nas repescagens em nada afectou o judoca ‘verde e branco’, que somou mais duas vitórias para ganhar a medalha de bronze na competição: primeiro bateu o britânico Benjamin Fletcher, 30.º do ranking, por ippon em 2.58 minutos; depois venceu o italiano Domenico Di Guida, 37.º da hierarquia, por wazari, num jogo onde já tinha marcado um yuko e onde ambos os atletas sofreram três castigos cada.
O sueco Martin Pacek venceu a medalha de ouro, após ganhar na final ao iraniano Javad Mahjoub. A outra medalha de bronze ficou para o georgiano Beka Gviniashvili.