Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Um treino para preparar o que lhes vai na cabeça

Por Jornal Sporting
28 Abr, 2016

Análise às participações de Joana Ramos e Sergiu Oleinic no Europeu de judo

Da Rússia ao Brasil ainda vai uma grande distância. Apurados para os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, Sergiu Oleinic e Joana Ramos têm feito toda uma preparação com vista a estar no seu pico de forma na primeira semana de Agosto, altura em que se realiza o maior e mais importante evento desportivo do Mundo. Pelo meio, apareceu o Campeonato da Europa de Seniores de judo, com lugar em Kazan, na Rússia, mas com pouco espaço na lista de prioridades dos dois atletas ‘leoninos’. “Estamos a caminho dos Jogos. Essa é a competição que os atletas têm em mente como a grande prioridade deste ano e aquela que capta todas as atenções nos treinos. É normal que, nesta fase, tão perto dos Jogos, não se tenha preparado o Europeu como se fez noutros anos”, explica, à partida, Pedro Soares, técnico do judo ‘verde e branco’.

Olhando para os factos deste prisma, o sétimo e nono lugares conquistados por Sergiu Oleinic e Joana Ramos, respectivamente, no Campeonato da Europa não são os melhores, mas também não acarretam grandes preocupações. O luso-moldavo, 22.º do ranking mundial, ainda conseguiu entrar na zona de repescagens que permitia lutar pela medalha de bronze, depois de superar o polaco Aleksander Beta e o sérvio Marko Vukicevic, mas foi batido pelo italiano Fabio Basile, já depois de ter perdido no duelo decisivo para a atribuição do triunfo na poule D frente ao esloveno Adrian Gomboc. Por seu lado, Joana Ramos, 12.ª classificada do ranking mundial, começou por afastar a finlandesa Katri Kakko, antes de ser derrotada pela israelita Roni Schwartz, quando esta já levava três castigos como punição. 

“Temos de aceitar os resultados que não são satisfatórios mas correspondem à prestação deles no Europeu. A preparação foi demais, não de menos. Quem está a treinar para estar bem na semana dos Jogos Olímpicos ultrapassa e quase que ignora esta prova que fica a meio caminho. Não está programada para que os atletas apareçam bem nesta fase”, conta Pedro Soares, que, ainda assim, admite: “Isto não serve de desculpa, apenas de atenuante. A prestação dos atletas em cima do tapete também não foi a melhor, mas este Europeu, neste ano, não é o grande objectivo. O grande objectivo serão mesmo os Jogos Olímpicos”. E aí, o judo ‘leonino’ já conta com quatro nomes confirmados (Taciana Lima e Jorge Fonseca juntam-se aos nomes já referidos) e uma esperança redobrada: “O Sporting tem razões para estar com uma expectativa positiva em relação aos resultados dos próximos Jogos Olímpicos. Espero que, no fim da prova, possamos todos orgulhar-nos do judo do Clube”.