Foto José Cruz
"Alguns disseram que foi fácil, mas não é verdade"
Por Jornal Sporting
12 Nov, 2017
12 Nov, 2017
À chegada ao aeroporto de Lisboa, Maria Siderot analisou a medalha de ouro no Europeu de sub-23
Maria Siderot chegou de Podgorica (Montenegro) com a bagagem bem mais valiosa. A medalha de ouro nos Europeus de sub-23 (-48 kg) valeu à judoca do Sporting CP uma recepção calorosa, que contou com a presença de vários atletas leoninos e de Helena Duarte, responsável pela secção. Quanto aos sentimentos da jovem de 21 anos, o orgulho pelo feito alcançado foi o mais referido.
"Foi um mês complicado, até porque tive uma lesão. No entanto, fui para o Europeu como cabeça-de-série e confiante de que poderia chegar ao meu objectivo máximo: ser campeã da Europa. Consegui. Estou realmente orgulhosa. Alguns disseram que foi fácil, mas não é verdade, pois estava bastante nervosa. Coloquei muito foco nos vários momentos", explicou.
Com vitórias em todos os combates realizados, a judoca verde e branca bateu Catalina Schiopu (Romena), Anfisa Kapayeva (Bielorrúsia), Kelly Staddon (Reino Unido) e Andrea Stojadinov (Sérvia) na derradeira final. Agora, vêm aí 'novas batalhas'.
"O meu próximo objectivo é o Grand Slam de Tóquio e, apesar de ser junior, pretendo participar nos Masters, onde só entram os 16 melhores do Mundo. Com a medalha nas Olimpíadas de Tóquio todos os atletas sonham", continuou, deixando por último uma mensagem a todos os amantes do judo.
"É uma boa modalidade. No meu caso, tenho a sorte de ter esta equipa fantástica que me veio receber de braços abertos. O que me define é o trabalho, sendo que se trata daquilo em que todos aqueles que querem vingar têm de pensar", esclareceu.
Helena Duarte, responsável pelo departamento, não faltou à chegada da nova campeã europeia 'feita de Sporting', aproveitando para sublinhar o trabalho que tem sido feito pela actual Direcção. "Esta é a demonstração do esforço diário dos atletas e treinadores. Reflecte bem o apoio inexcedível do Conselho Directivo para com as modalidades. No judo, a aposta foi clara. Temos grandes profissionais e um sponsor que nos tem ajudado bastante: o grupo Iguarivarius", vincou, passando por fim a palavra a Joana Ramos.
"Sei o que a Maria tem trabalhado para conseguir este resultado. Infelizmente, ainda não conseguiu entrar no Projecto Olímpico, mas neste campeonato atingiu o grande título de que toda a gente precisava para lhe reconhecerem valor. Sinceramente, já sabia que iria acontecer", revelou.