Três Leoas em acção no primeiro dia do Europeu de judo
16 Abr, 2021
Maria Siderot, Joana Ramos e Wilsa Gomes caíram na segunda ronda
Esta sexta-feira, em representação da selecção nacional, Maria Siderot (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg) e Wilsa Gomes (-57 kg) foram as primeiras judocas do Sporting Clube de Portugal a entrar em acção no Campeonato da Europa de judo, que decorre entre os dias 16 e 18 de Abril, na Altice Arena, em Lisboa. Embora as três Leoas tenham caído na segunda ronda das eliminatórias, Joana Ramos e Wilsa Gomes venceram os seus primeiros combates.
No início da manhã, na categoria de -48kg, Maria Siderot (número 28 do mundo) foi a primeira a combater e, já na segunda ronda, caiu às mãos da eslovena Marusa Stangar, 11.ª do ranking mundial, por ippon.
Depois, em -52 kg, a experiente Joana Ramos (número 21 do ranking mundial) entrou em acção com um triunfo por ippon sobre a georgiana Tetiana Levytska-Shukvani (30ª mundial). No combate da segunda ronda, contudo, seria afastada no ponto de ouro, depois dos quatro minutos de combate, pela vice-campeã olímpica e campeã europeia em título, a italiana Odette Giuffrida (número quatro do ranking mundial).
Por fim, também Wilsa Gomes, atleta Leonina de 23 anos e número 53 do ranking mundial, abriu a sua prestação com uma vitória sobre a eslovaca Viktoria Majorosova (137ª mundial), que acumulou três castigos. No segundo combate, Wilsa Gomes teve pela frente a exigente Sarah Leonie Cysique, judoca francesa e sexta melhor judoca do mundo, que acabou por bater a jovem Leoa através de um ippon a cerca de dois minutos do final.
Com seis dos 18 judocas portugueses, o Sporting CP é o clube português mais representado na selecção nacional e conta ainda com Pedro Soares, treinador do judo verde e branco, como um dos dois técnicos da equipa portuguesa. Depois das prestações das três atletas Leoninas no primeiro dia do Europeu seguem-se os judocas masculinos João Fernando (-73 kg), no sábado, e Jorge Fonseca e Diogo Brites (ambos em -100 kg), no domingo, completando o lote de Leões que vão representar Portugal na prova.
Durante este fim-de-semana, Lisboa acolhe o Campeonato da Europa da modalidade, no qual estarão em competição cerca de 400 atletas em representação de 40 países e que servirá também de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio.