Quinto lugar para Joana Ramos nos Mundiais
07 Jun, 2021
Judoca Leonina perto do bronze em Budapeste
Joana Ramos, atleta do Sporting Clube de Portugal, terminou, esta segunda-feira, os Mundiais - que se estão a realizar em Budapeste, na Hungria - na quinta posição na categoria de -52kg.
Isenta da primeira ronda, Joana Ramos (23.ª do ranking mundial) superou Bishrelt Khorloodoi (Mongólia, 27.ª do ranking mundial) por waza-ari na segunda eliminatória. Na terceira ronda, contra Evelyne Tschopp (Suíça, 13.ª do ranking mundial), a experiente portuguesa voltou a ser mais forte, vencendo desta feita por ippon (vantagem máxima).
Nos quartos-de-final, contudo, a história foi diferente e Joana Ramos perdeu no golden score contra a japonesa Ai Shishime, actual terceira do ranking mundial. Na repescagem, a Leoa voltou a rugir mais alto e bateu Amber Ryheul (Bélgica, 41.ª do ranking mundial) por ippon com grande superioridade.
Já na parte da tarde, Joana Ramos defrontou Fabienne Kocher, outra atleta suíça que ocupa a 21.ª posição do ranking mundial, no combate pela medalha de bronze. O combate foi muito disputado e a portuguesa, natural de Coimbra, esteve muito perto de pontuar, mas Fabienne Kocher acabou por vencer no golden score, amealhando o bronze.
Aos 39 anos Joana Ramos participou nos Mundiais de judo pela 13.ª vez, igualando o melhor resultado (quinto lugar) obtido em 2019. A judoca tem ainda no palmarés uma medalha de prata (2011) e outra de bronze (2017) em Europeus, assim como muitos pódios em Grand Slam, Grand Prix e Taças do Mundo. A atleta do Sporting CP participou também em duas edições dos Jogos Olímpicos (Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016).