Bronze para Jorge Fonseca em Tóquio
29 Jul, 2021
Décima medalha Olímpica para atletas do Sporting CP
Jorge Fonseca, judoca do Sporting Clube de Portugal, conquistou, esta quinta-feira, a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria de -100kg. Foi a primeira medalha portuguesa e verde e branca desta edição da maior e mais importante competição desportiva do planeta.
Bicampeão do Mundo, Jorge Fonseca adicionou agora uma medalha Olímpica a um palmarés que já era de grande nível. Foi também a décima vez que um atleta do Sporting CP conquistou uma medalha em Jogos Olímpicos.
Isento da primeira ronda, Jorge Fonseca começou por derrotar o belga Toma Nikiforov nos oitavos-de-final. Contra o actual Campeão da Europa, o português não deu hipóteses e venceu por ippon em apenas 17 segundos.
Seguiu-se o russo Niiaz Iliasov nos quartos-de-final e o combate foi bem mais complicado para Jorge Fonseca do que o anterior. Sem pontuação no final dos primeiros quatro minutos, o duelo seguiu para golden score (ponto de ouro), aí, e quando ambos os judocas tinham dois shidos (cartões amarelos), Jorge Fonseca pontuou um waza-ari através de um sode-tsurikomi-goshi, passando para a semi-final.
O adversário, no combate mais importante até então, foi Guham Cho, da Coreia do Sul, mas Jorge Fonseca acabou por sofrer um ippon-seoi-nage (que resultou num waza-ari) a poucos segundos do fim, perdendo a hipótese de lutar pelo ouro.
Repescado, o Sportinguista tinha apenas pela frente o canadiano Shady Elnahas e, no combate que deicidia a conquista da medalha de bronze, não desilidiu. Com um o-goshi, Jorge Fonseca conseguiu um waza-ari e terminou a prova na terceira posição. Mais um grande feito de um atleta que se tem afirmado cada vez mais como um dos melhores de sempre do desporto nacional.
A medalha de ouro acabou por pertencer ao japonês Aaron Wolf, que bateu o coreano Guham Cho na final. O outro bronze, para além do de Jorge Fonseca, ficou com o russo Niiaz Iliasov, que superou o georgiano Varlam Liparteliani.