Jorge Fonseca de ouro no Grand Prix de Portugal
30 Jan, 2022
Judoca do Sporting CP triunfou em Almada
Jorge Fonseca, judoca do Sporting Clube de Portugal, conquistou, este domingo, o Grand Prix de Portugal, prova do circuito mundial da International Judo Federation. Na categoria de -100kg, o Bicampeão do Mundo e medalhado olímpico 'limpou' toda a concorrência e assegurou o ouro em Almada.
O atleta português teve percurso imaculado até à final, vencendo todos os combates por ippon (vantagem máxima): Khangal Odbaatar (Mongólia) na segunda ronda, Giorgi Beriashvili (Geórgia) nos quartos-de-final e L.A. Smith III (EUA) nas meias-finais - este último em apenas 13 segundos.
Na final, novo triunfo por ippon e num combate que durou pouco mais de 40 segundos contra o suíço Daniel Eich. Depois da projecção que ditou a vitória, o Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada e os muitos adeptos presentes explodiram de alegria, assim como o próprio Jorge Fonseca. Sempre muito expressivo, foi visível a alegria do Leão, que voltou a dançar em pleno tatami.
Depois da prova, na zona de entrevistas rápidas, Jorge Fonseca garantiu não ter "palavras para descrever" a conquista do Grand Prix de Portugal. "Foi uma grande competição. Fiz o que planeei combate a combate. Trabalhei imenso para esta prova e para este grande resultado que estava na minha mente. Infelizmente, o Campeonato da Europa não correu como desejava e hoje correu como planeei, sem pressão e ao mais alto nível", começou por dizer aos jornalistas.
Ganhar em casa, explicou, "tem um peso muito especial porque é o judo nacional a crescer": "As pessoas nunca me viram a competir ao vivo, só pela televisão, e é completamente diferente. Sentir o povo português e os meus familiares a apoiarem-me é importante. (...) Desde que entrei para a prova que senti o público a puxar por mim e a incentivar-me. Dei tudo para dar uma grande felicidade a todos os portugueses que vieram cá".
Por fim, o judoca admitiu que começou "o ano em grande, com o melhor resultado possível".
O Sporting CP contou ainda com outros atletas em prova ao longo dos últimos dias, tendo-se destacado o quinto lugar de Maria Siderot na categoria de -52kg. A Leoa começou por vencer a suíça Binta Ndiaye e a australiana Tinka Easton antes de perder com a espanhola Estrella López Sheriff. Na repescagem, superou a belga Amber Ryheul e, no combate pelo bronze, saiu derrotada do duelo com a compatriota Joana Diogo.
Em -48kg, Inês Ribeiro perdeu no primeiro combate diante da brasileira Amanda Lima, enquanto Margarida Brás (-63kg) também foi derrotada na estreia, desta feita pela espanhola Laura Vázquez Fernández. Já Wilsa Gomes, na mesma categoria de peso de Margarida Brás, venceu o primeiro combate contra a argentina Agustina De Lucía, mas perdeu o segundo diante da holandesa Joanne van Lieshout.
Noos homens, João Fernando (-81kg) começou por triunfar contra Murrentsen Battulga (Mongólia), tendo perdido de seguida diante do espanhol Alfonso Urquiza Solana. Em -100kg, Diogo Brites ficou isento da primeira ronda e, a seguir, não conseguiu superar o croata Marko Kumrić.