Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Sporting CP bate recorde nacional dos 4x200 metros livres

Por Jornal Sporting
31 Mar, 2017

Equipa leonina terminou a prova com o tempo de 7.27,46 minutos, superando a anterior marca de 7.31,41 que detinha desde Abril de 2015

A equipa de 4x200 metros livres do Sporting CP bateu esta sexta-feira o recorde nacional. Numa competição à margem da segunda jornada dos campeonatos nacionais de juvenis, juniores e absolutos que estão a decorrer até domingo em Coimbra, o conjunto leonino, composto por Alexis Santos (1.48,39 minutos), Igor Mogne (1.50,88), Guilherme Dias (1.53,44) e Pedro Pinotes (1.54,75), terminou a prova com o tempo de 7.27,46 minutos. Os leões superaram assim uma marca que detinham desde Abril de 2015, altura em que concluíram o percurso em 7.31,41 minutos. Além do recorde por equipas, Alexis Santos também se destacou nesta prova ao bater o recorde nacional absoluto nos 200 metros livres (1.48,39 minutos), tendo retirado 59 centésimos à marca que pertencia a Luís Vaz (1.48,98) desde Julho de 2014.

Um resultado que Carlos Cruchinho, director e treinador da modalidade, realçou. “É um recorde espectacular. Tirar quatro segundos a um tempo que já era muito bom revelou o estado de forma e a motivação que os atletas tinham para esta prova. Além disso, tínhamos também o objectivo do Alexis Santos, no primeiro percurso, bater o recorde nacional. Algo que também foi conseguido baixando cinco décimos a um tempo que já era bastante positivo. Com essa abertura da estafeta, os companheiros ficaram logo comprometidos a não falhar e foi isso mesmo que aconteceu. Foi um grande resultado”, assinalou, em declarações exclusivas ao Jornal Sporting.

Também Alexis Santos não escondeu a felicidade com os dois recordes nacionais obtidos. “O recorde já era nosso, mas já tinha quase dois anos. Tínhamos ficado perto de o bater várias vezes e agora era uma boa oportunidade porque sabíamos que íamos estar todos focados nestes campeonatos. Normalmente, eu, o Pedro Pinotes e o Igor Mogne estamos fora do país, portanto quisemos aproveitar esta oportunidade e ainda tirámos uns bons segundos à antiga marca e estamos bastante satisfeitos. Quanto ao bater também o recorde individual foi algo que imaginámos quando nos propusemos a fazer esta tentativa. O objectivo era eu ir em primeiro, bater o recorde e depois conseguirmos fazê-lo também colectivamente. Alcançar os dois foi perfeito. Não podia ser melhor”, exaltou.

Quanto aos campeonatos nacionais, Guilherme Pina voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, desta feita nos 800 metros livres. Depois de na véspera ter batido o recorde nacional absoluto dos 1.500 metros livres, o nadador leonino voltou a superar a concorrência, tendo triunfado com o tempo de 8.05,35 minutos, menos nove segundos que Alexandre Valdagua, do Columbofila Cantanhedense (8.14,58). Quanto a Mário André Bonança, o outro atleta do Sporting CP presente na final, terminou na quarta posição (8.24,03 minutos). Já na prova de 100 metros costas, Francisco Rogério Santos somou o terceiro pódio em dois dias de competição, tendo ficado na segunda posição, com o tempo de 57,25 segundos, contra os 55,01 de Gabriel José Lopes. Uma marca que valeu ao nadador do Louzan Natação a obtenção de um novo recorde nacional de absolutos.

Na mesma distância, mas no sector feminino, Inês Fernandes atingiu o segundo pódio na competição, ao terminar na segunda posição (1.04,52 minutos), com mais oito centésimos do que a nadadora do Algés, Rafaela Gomes Azevedo (1.04,44 minutos).

Os leões terminaram assim o segundo de quatro dias de competição com três lugares no pódio e dois recordes nacionais obtidos na prova extra de estafetas.