Lugar na final vai decidir-se na "negra"
24 Mar, 2021
Leoas caem em Matosinhos (3-1) e meia-final fica empatada (2-2)
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal foi derrotada, esta quarta-feira, pelo Leixões SC por 3-1 no quarto jogo da meia-final dos play-offs do Campeonato Nacional, disputada à melhor de cinco jogos.
Depois da derrota no primeiro jogo em Matosinhos (2-3), as Leoas viraram a eliminatória vencendo, no passado fim-de-semana, os dois jogos (3-1 e 3-0) no Pavilhão João Rocha. No entanto, de regresso a casa do Leixões SC precisamente uma semana depois, a turma de Alvalade não conseguiu o triunfo necessário para garantir um lugar na final e viu a formação de Matosinhos forçar um quinto jogo.
A partida começou com pontos muito curtos, mas sempre repartidos (4-4). As Leoas assumiriam o primeiro ascendente do encontro (7-10), mas o parcial de 5-0 que se seguiu (12-10) obrigou a um desconto de tempo de Rui Pedro Costa. Daí em diante, o equilíbrio de forças voltou a dominar o primeiro set com os dois emblemas sempre próximos no marcador (19-19). Na fase final, depois do 21-21, o Leixões SC foi mais forte e fechou a set inaugural em 25-21.
Em desvantagem, o conjunto verde e branco respondeu de imediato e entrou melhor no segundo parcial (6-10). Apesar do esforço do Leixões SC para encurtar as distâncias, as Leoas continuaram a comandar (15-17), dominando o set. A incerteza ainda aumentou na fase final, mas, depois de algum equilíbrio (20-20), o Sporting CP não tremeu e com um bloco venceu o set (22-25), deixando tudo empatado.
Já no terceiro set, a aguerrida equipa do Leixões SC superiorizou-se e abriu com autoridade (7-1), obrigando a uma reacção verde e branca - que chegou pouco depois. Mais concentradas na defesa e eficazes no ataque, as Leoas subiram de produção e colocaram-se a apenas um ponto de distância (10-9). Contudo, o conjunto de Matosinhos não cedeu na liderança (18-14) e seguiu na frente até ao 25-22 final.
Com a vitória final à mercê, foi novamente o Leixões SC a entrar melhor no novo set (5-2), mas a turma de Alvalade respondeu rapidamente (6-6). A formação da casa ainda voltou a disparar no marcador (10-6), mas as Leoas não desistiram e recuperaram mais uma vez da desvantagem (12-12).
Ainda assim, a formação de Matosinhos não desarmou e chegou em posição favorável à fase decisiva do set (20-15), fechando-o pouco depois (25-17) e encerrando também o jogo.
Com a meia-final empatada a dois, Sporting CP e Leixões SC jogam, no domingo, o quinto e último jogo para decidir quem seguirá para a final com a AJM/FC Porto, que já ultrapassou o SL Benfica. A partida decisiva das Leoas está agendada para as 15h00 no Pavilhão João Rocha.