Reacção Leonina insuficiente no dérbi
08 Jan, 2023
Sporting CP derrotado no Pavilhão João Rocha (1-3)
Depois do triunfo no dia anterior em casa do GC Vilacondense, a equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu, este domingo, o SL Benfica e caiu por 1-3 na partida da quarta jornada da segunda fase da Liga.
As Leoas começariam por quebrar nos momentos decisivos dos primeiros dois sets, sendo obrigadas a correr atrás do prejuízo no dérbi (23-25 e 23-25). No parcial seguinte, a réplica até foi de grande nível (25-17), mas não teve a continuidade necessária (22-25). Na formação verde e branca, Bárbara Gomes destacou-se individualmente com 20 pontos marcados.
A turma de Alvalade iniciou o dérbi com Bárbara Gomes, Vanessa Paquete, Thaís Bruzza, Ana Figueiras, Aline Timm e a capitã Daniela Loureiro e, depois do equilíbrio dos primeiros instantes, assumiu o primeiro ascendente (10-7). Contudo, rapidamente voltaria a apertar-se o ‘nó’ no marcador, seguindo-se uma réplica encarnada – decisiva - que chegou a cavar uma diferença de quatro pontos (16-19).
As Leoas foram atrás do resultado com determinação e chegaram a manter a esperança viva até ao fim. No entanto, embora tenham conseguido reduzir por três vezes a diferença para apenas um ponto (21-22, 22-23 e 23-24), foram as águias a fechar as contas, vencendo por 23-25.
O Sporting CP não tardou em responder e abriu logo o parcial seguinte com um claro 5-1, alargando depois essa margem para seis pontos com uma tremenda demonstração de força ofensiva (13-7). O domínio verde e branco continuou até bem perto do fim, quando o SL Benfica conseguiu reagir e reestabelecer o empate (20-20).
Daí em diante, o dérbi entrou numa nova fase de maior incerteza. O conjunto encarnado subiria pela primeira vez à liderança, mas Daniana Esteves brilhou, respondendo com o 23-23. Contudo, o ponto seguinte - com muitas queixas Leoninas à mistura - caiu para o lado visitante, que acabariam por voltar a vencer por 23-25.
Desta forma, com o 0-2 no resultado, a turma de Alvalade enfrentou o terceiro set já sem qualquer margem de erro. Mais uma vez, foi o Sporting CP a começar melhor (12-7), conseguindo cavar, de seguida, um fosso significativo de oito pontos no marcador (19-11). A diferença, desta vez, seria já inalcançável e Bárbara Gomes foi a responsável por apontar o 25-17 que deu o primeiro set para as Leoas.
Estava tudo lançado para um set decisivo: uma vitória Leonina deixaria tudo de volta à estaca zero e com decisão à vista na ‘negra’, já um triunfo encarnado sentenciaria de imediato o dérbi. E, apesar da alma verde e branca, o desfecho sorriria a - muito custo - ao rival SL Benfica, que desde o 7-11 não largou a frente do marcador até ao 22-25 final.
Desta forma, as Leoas de Rui Pedro Costa seguem com 13 pontos, agora no terceiro lugar à condição, e na próxima jornada têm mais uma prova de fogo com a visita à AJM FC Porto, líder nesta fase do campeonato.
Sporting CP: Fernanda Rodríguez (3), Bárbara Gomes (20), Vanessa Paquete (12), Amanda Cavalcanti, Daniana Esteves (1), Thaís Bruzza (5), Rafaella Bonifácio (7), Maria Maio, Greta Martinelli, Ana Figueiras (2), Jady Gerotto (7), Aline Timm (12), Carolina Garcez [L] e Daniela Loureiro [L] [C].