Rui Pedro Costa: "As jogadoras estão numa fase confiante"
10 Fev, 2023
Leoas recebem a AJM/FC Porto e o Clube K este fim-de-semana
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal enfrenta este fim-de-semana uma jornada dupla referente à segunda fase da Liga, diante dos dois primeiros da tabela. No sábado (15h00), as Leoas recebem a AJM/FC Porto, que é líder, para a décima jornada, e no domingo (15h00) o adversário será o Clube K, mais uma vez no Pavilhão João Rocha, para a 11.ª ronda.
O técnico Leonino Rui Pedro Costa começou por abordar o clássico de sábado, considerando que a vitória conseguida pelas Leoas a meio de Janeiro, na primeira volta (0-3), não quer dizer nada.
“Esse jogo correu-nos bem e cumprimos o que tínhamos de fazer, fomos competentes, mas não quer dizer muito mais do que isso. A AJM/FC Porto, actual Campeã Nacional, é talvez a equipa com o plantel mais bem apetrechado, portanto será um jogo diferente. Tivemos o jogo da primeira volta em conta para preparar este, mas só isso”, começou por afirmar à Sporting TV.
“Todas as equipas estão a contar os pontos para conseguirem ficar nos quatro primeiros. Não prevejo nenhuma facilidade e será decerto um jogo tão ou mais difícil do que na primeira volta”.
O técnico sublinhou depois que Sporting CP e AJM/FC Porto “são equipas são muito diferentes”.
“Nós somos mais de qualidade no primeiro toque, de sustentação, de defesa, de recepção e de serviço. Já a AJM/FC Porto tem mais argumentos ofensivos, conta com jogadoras mais evoluídas fisicamente, pois são mais altas. O adversário tem tido uma boa prestação a nível nacional, mas também internacional, porque tem capacidade e um plantel construído para isso”, considerou.
“O facto de as duas equipas serem muito diferentes por vezes faz com que os jogos sejam menos equilibrados do que com o resto das equipas, o que já aconteceu para um lado e para o outro”.
Olhando para os últimos encontros das Leoas, salta à vista o facto de virem de três vitórias consecutivas, todas conseguidas na ‘negra’ frente a adversários difíceis [Porto Vólei duas vezes e Vitória SC], o que deixa antever que a equipa atravessa uma boa fase em termos anímicos.
“As vitórias ajudam muito e os jogos que terminam 3-2 têm a vantagem de serem muito motivantes, e isso nota-se na equipa. Ainda assim, as atletas têm bem claro que todos os jogos são difíceis e o facto de termos vencido os últimos três por 3-2 não nos garante absolutamente nada. As jogadoras estão numa fase confiante, mas mantêm os pés no chão pois sabem da dificuldade deste campeonato e o que temos de fazer todos os dias, que é melhorar”, sublinhou.
A fechar, Rui Pedro Costa apelou à presença dos Sportinguistas no Pavilhão João Rocha para apoiarem a equipa nas duas partidas deste fim-de-semana, frente à AJM/FC Porto e ao Clube K.
“Os adeptos são muito importantes. A nossa equipa representa os valores do Sporting CP, é de grande esforço e dedicada em tudo aquilo que faz, pelo que temos tido sempre os adeptos connosco. Faço um apelo para virem porque as jogadoras vão lutar por cada ponto e vamos tentar vencer, jogando sempre da melhor forma para os que vêm ver e se sentam na bancada”.