Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Triunfo emotivo em clássico decidido na ‘negra’

Por Sporting CP
11 Fev, 2023

Leoas batem AJM/FC Porto e somam quarta vitória consecutiva (3-2)

A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado a AJM/FC Porto por 3-2, no Pavilhão João Rocha, em jogo da décima jornada da segunda fase da Liga. Num duelo de grande emoção, as Leoas superiorizaram-se às actuais líderes com os parciais de 23-25, 25-15, 25-18, 20-25 e 15-12, averbando assim a quarta vitória consecutiva na competição.

No primeiro de dois desafios este fim-de-semana para a turma de Alvalade, e após cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas dos sismos na Turquia e na Síria, o equilíbrio foi a nota dominante logo no arranque. As alternâncias na frente do placard e os empates foram uma constante, sendo que a vantagem máxima que ambas as equipas conseguiram foi de três pontos.  

Muito disputado, o primeiro set podia ter caído para qualquer lado, tal foi a competitividade e qualidade imposta pelas duas formações, que viram muitas das jogadas decidirem-se depois de sobrevoarem a rede em diversas ocasiões. Ainda assim, acabaram por ser as azuis e brancas a colocarem-se na dianteira, depois de fecharem o parcial inaugural com um 23-25 no marcador.

No segundo set, as Leoas entraram a todo o gás (8-2) e foram mantendo sempre uma margem significativa (17-8), muito por culpa da maior consistência no serviço. Do outro lado, as Campeãs Nacionais e líderes da segunda fase, que já tinham saído derrotadas do clássico da primeira volta (0-3), desta vez não tiveram argumentos para contrariar o claro domínio verde e branco: 25-15.

Com tudo novamente empatado (1-1), foi o Sporting CP que voltou a dar sinal mais (10-5) logo no arranque, mostrando-se bastante superior e destacando-se pelos remates potentes que dificultaram a tarefa defensiva adversária. As Leoas, que chegaram a estar a vencer por onze (23-12), ainda viram o adversário aproximar-se, mas consumaram a reviravolta com um 25-18.

Depois, no quarto set, o tabuleiro voltou a equilibrar e a partida ganhou emoção, com várias alternâncias no marcador e os Sportinguistas a puxarem fervorosamente pela sua equipa. No entanto, após a igualdade a 15-15, a AJM/FC Porto fez um parcial de 0-3 (15-18) e a partir daí não deixou mais escapar a vantagem, reservando assim todas as decisões para a ‘negra’ (20-25).

Aí, tudo começou de feição para as Leoas, que conseguiram rapidamente um 5-0 e chegaram mesmo a estar a vencer por seis (9-3). Apesar de as visitantes ainda terem reagido a tempo de discutir o resultado (13-11), no final prevaleceu a lei do mais forte e a equipa que foi melhor durante mais tempo, neste caso o Sporting CP, que fechou justamente o triunfo com um 15-12.  

As Leoas, que somaram assim a quarta vitória consecutiva e são  terceiras na tabela com 25 pontos, voltam a jogar já amanhã, domingo, na recepção ao Clube K, para a 11.ª jornada da Liga.

Sporting CP: Bárbara Gomes, Vanessa Paquete, Thaís Bruzza, Ana Carmo Figueiras, Jady Gerotto, Aline Timm e Daniela Loureiro [L]; Fernanda Rodríguez, Amanda Cavalcanti, Daniana Esteves, Rafaella Bonifácio, Maria Maio, Greta Martinelli e Carolina Garcez [L].