Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Passo em frente com segurança em Matosinhos

Por Sporting CP
15 Abr, 2023

Leões estão a um triunfo da final da Taça Federação (0-3)

Após ter caído nas meias-finais dos play-offs da Liga, a equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal visitou, este sábado, o Leixões SC e venceu por 0-3 no primeiro jogo a contar para a Taça Federação, num play-off que será disputado à melhor de três partidas e decidirá também o terceiro e o quarto lugar no campeonato.

Caso volte a vencer o conjunto de Matosinhos, agora, no Pavilhão João Rocha, os Leões seguirão para a final da prova, onde poderão encontrar Esmoriz GC ou Vitória SC.

O palco do primeiro duelo entre as duas equipas caídas das meias-finais foi Matosinhos, onde a turma de Alvalade - de orgulho ferido - se reergueu para dar uma excelente resposta, controlando do início ao fim um sempre aguerrido Leixões SC. José Masso, com 15 pontos, foi o jogador verde e branco mais pontuador.

Inicialmente, no primeiro set, com as duas equipas ainda a medirem-se os pontos foram rápidos de parte a parte e as margens no marcador sempre curtas (7-9). No entanto, de seguida, o Sporting CP fez-se com o jogo definitivamente e começou por chegar ao 10-15 - uma diferença que manteve intacta até perto do fim.

O Leixões SC ainda reagiu (19-21), mas, rapidamente recompostos após um desconto de tempo de João Coelho, os Leões não deram hipóteses e, sem resposta, selaram o triunfo inaugural em 19-25.

Apostados em continuar a mostrar uma boa versão de si, a formação verde e branca manteve o ímpeto, abriu o segundo set a ganhar por 3-8 e mandou até ao fim de forma autoritária. Além de Masso, Brian Melgarejo e Joaquín Gallego foram os mais activos no ataque.

Por sua vez, aguerrida no seu jogo e embalada pelo forte apoio local, a equipa da casa até conseguiria encurtar a margem, primeiro, aos 16-18 e, depois, aos 19-21, porém sem nunca chegar a ameaçar verdadeiramente a liderança Leonina. Já na recta final, Gallego - acabaria com 13 pontos - impôs-se no centro da rede e o 22-25, novamente favorável ao Sporting CP, deixou o triunfo em Matosinhos bem encaminhado.

E apesar do esforço nortenho, a turma de Alvalade levaria mesmo a melhor. Depois do equilíbrio que iniciou o terceiro set, o filme repetiu-se: os Leões dispararam primeiro com o 11-16 e o Leixões SC respondeu, desta vez, no entanto, empatando a partida (21-21). Ainda assim, mais uma vez, foi a força verde e branca a superiorizar-se nos momentos decisivos e o 22-25 deu o triunfo ao Sporting CP.

Assim, o conjunto orientado por João Coelho tem a uma vitória de distância a presença na final da Taça Federação, que encerra esta temporada.

Sporting CP: Josué López, Tiago Pereira, José Masso (15). Toms Svans (6), José Jardim, Kelton Tavares, Thiago Gelinski, Gabriel Bertolini, Pedro Cardoso (5), Gil Meireles [L], Tiago Barth, Brian Melgarejo (12), Joaquín Gallego (13), João Simões [L].