Mais um Troféu Stromp que fica em casa
16 Set, 2023
Equipa feminina de voleibol venceu FC Barcelona por 3-0
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, o FC Barcelona por 3-0 e conquistou mais uma edição do Troféu Stromp, num jogo das Leoas prometedor para o futuro.
Um seis inicial com a distribuidora Özge Kirdar Kinasts e duas rematadoras que conferem potência ao jogo verde e branco – a esquerdina alemã Liza Kastrup e a norte-americana Lauren Matias – foram novidades na equipa de Rui Pedro Costa, com um equilíbrio assinalável entre a capacidade de sustentação de bola a partir de uma defesa em que as intervenções da líbero Daniela Loureiro e da zona 4 Thaís Bruzza continuam a ser muito virtuosas – e uma força de braço superior, a partir das referidas duas novas jogadoras, mas também de Thuany Bardin e Moara Santos. Mas, sem excepções, todas as jogadoras utilizadas deram excelente conta do recado, com a particularidade (expectável) de, com o tempo de jogo, o entrosamento ter sido cada vez mais notório no sucesso de muitas acções ofensivas, com os passes e remates a entrarem nos tempos perfeitos.
Ou seja, virtudes antigas, novos méritos, num plantel que parece mais profundo em termos de opções e com boa versatilidade das atletas. Estas foram algumas das ideias principais deixadas pelo plantel orientado por Rui Pedro Costa aos Sócios e adeptos Sporting CP, que compareceram em excelente número ao Pavilhão João Rocha para a primeira apresentação aos Sportinguistas.
Rui Pedro Costa deu tempo de jogo a todas as atletas, embora numa primeira fase – todo o primeiro set e uma parte do segundo – tivesse utilizado mais Jady Gerotto e Amanda Cavalcanti como centrais, Liza Kastrup e Lauren Matías, com uma excelente capacidade defensiva mais a cargo de Daniela Loureiro e Thaís Bruzza, enquanto a distribuição ficou a cargo de Özge Kirdar Kinasts, mais conhecida por Ozzy.
Três sets de bom nível das Leoas, com o primeiro a ficar fechado nos 25-17. O FC Barcelona até entrou melhor, com três pontos contra um do Sporting CP conquistado num remate da esquerdina Liza Kastrup. Mas, quando embalaram, as Leoas partiram para uma exibição convincente, com Ozzy num entrosamento crescente com as centrais e com as pontas. Na defesa, a combatividade que já é imagem de marca da equipa, que nunca dá uma bola por perdida, numa abordagem táctica que junta a força, a técnica e a determinação, num ‘cocktail’ que tem muitíssimo para resultar.
De resto, as coordenadas dos três sets foram, no essencial, as mesmas. O público respondia com agrado às jogadas das Leoas – Ozzy conquistou alguns pontos ao segundo toque, com classe – e houve tempo para rodar a equipa, do meio do segundo set para a frente, com as entradas, mais tarde, da distribuidora Luana Rabechy e das atacantes Moara Santos e Thuany Bardin, que se perfilam também como excelentes opções. Das restantes atletas, a entrega e qualidade que já lhes era reconhecida, pelas temporadas anteriores de Leão ao peito, com Jady Gerotto, Aline Timm, Carolina Garcez, Célia Gaston e Vanessa Paquete a jogarem em bom nível quando entraram.
O segundo set fechou nos 25-18, com muitos momentos que levantaram os Sportinguistas das bancadas, pela tenacidade e capacidade de luta defensiva, momentos capazes de empolgar os adeptos e a própria equipa Leonina.
No terceiro parcial, os mesmos ingredientes dos dois anteriores, com bons ataques, o bloco bem montado por diversas vezes – a recepção esteve um pouco mais irregular – mas a equipa foi capaz de corrigir para fechar o set e o jogo nos 25-19, em desempenho moralizador para o futuro, mesmo levando em conta que o FC Barcelona não é uma equipa de elevado nível, mas valorizou bastante a vitória do conjunto verde e branco, que tem na próxima semana os primeiros testes oficiais e sérios, com a Taça Ibérica da modalidade, em Viana do Castelo.
Sporting CP: Daniela Loureiro [C] [L] , Luana Rabechy, Amanda Cavalcanti, Liza Kastrup, Célia Gaston, Thaís Bruzza, Moara Santos, Özge Kirdar Kinasts, Thuany Bardin, Lauren Matias, Jady Gerotto, Aline Timm, Vanessa Paquete e Carolina Garcez.