Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Três novos reforços para o voleibol

Por Sporting CP
19 Out, 2023

​Jan Galabov, Martin Licek e Lucas Van Berkel às ordens do técnico João Coelho

A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal conta com três caras novas para atacar a temporada 2023/2024. Depois de terem estado ao serviço das respectivas selecções nacionais nos torneios pré-olímpicos, os checos Jan Galabov e Martin Licek e o canadiano Lucas Van Berkel juntam-se agora aos novos colegas de equipa sob o comando do técnico João Coelho.

Nas primeiras palavras de verde e branco, Jan Galabov, zona quatro de 27 anos que jogava nos franceses do Chaumont Volley-Ball 52, expressou a sua satisfação por abraçar esta nova aventura.

“Estou muito entusiasmado por fazer parte da família Sporting CP. Mal posso esperar por começar a jogar”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos, explicando o que o fez aceitar o convite. “Estava à procura de um novo desafio para continuar a desenvolver-me como jogador e encontrei aqui uma excelente oportunidade para evoluir sob o comando de um bom treinador. Além disso, vamos disputar a CEV Challenge Cup e esperam-nos bons jogos”.

Jan Galabov alinhou em clubes checos até 2018, ano em que se transferiu pela primeira vez para o estrangeiro. Representou os franceses do Nice VB, em 2020 saiu para os polacos do BKS Visła Bydgoszcz, e no início da época passada voltou a França para actuar no Chaumont Volley-Ball 52, terminando a Liga na segunda posição. Agora, está ansioso por vestir a listada verde e branca.

“Já sabia que o Sporting CP é um grande clube com muitas modalidades, mas é mais famoso pelo futebol. Mal posso esperar por ver os adeptos a apoiarem-nos e perceber o nível da Liga”, frisou, dando-se a conhecer enquanto jogador. “Tento ser o mais equilibrado possível, sou um atacante agressivo que luta por cada ponto. Procuro sempre jogar o melhor possível pois, se cada um der o seu máximo, a equipa poderá atingir excelentes resultados”, garantiu, ele que tem no currículo duas Ligas e duas Taças checas, além de uma Golden League conquistada pela selecção em 2022.

Já Martin Licek, também ele zona quatro mas de 28 anos, chega proveniente dos checos do Ceske Budejovice, onde esteve nas duas últimas épocas e foi vice-campeão nacional em 2022/2023.

"Vai ser muito bom fazer parte desta equipa e desfrutar ao máximo. O Sporting CP é um Clube muito grande e tem tudo o que precisamos, é por isso que estou aqui”, afirmou o jogador nas primeiras declarações de Leão ao peito. “Disseram-me que o treinador é muito bom e que foi líbero, sendo que esta era a minha primeira opção. Já conheço os meus colegas porque tivemos alguns treinos e acho que vamos ter uma época muito boa”, assegurou.

Tal como Jan Galabov, Martin Licek também participou na conquista da Golden League pela República Checa, em 2022, somando no palmarés também uma Taça checa. Depois de ter feito quase todo o seu percurso no seu país Natal, com excepção da temporada 2020/2021, quando vestiu as cores dos austríacos do UR Waldviertel, está agora focado em “dar 100% nos treinos”.

“Esta é apenas a minha segunda época fora da República Checa, acho que vai ser divertido. Sou um jogador emotivo e espero que os adeptos venham apoiar-nos, isso é muito importante para nós. Espero ganhar todos os jogos, mas vamos passo a passo para estarmos no nosso melhor”.

Por sua vez, Lucas Van Berkel, internacional canadiano de 31 anos com uns impressionantes 2,10 metros de altura, chega ao Sporting CP com muita experiência acumulada. O central já passou por diversos países como Suécia, República Checa, Suíça, Itália, Alemanha, Turquia e França, onde esteve na última época ao serviço do Tourcoing LM, atingindo as meias-finais da Liga.

“É uma honra poder jogar no maior clube português. Sinto-me abençoado por estar aqui e estou muito entusiasmado por começar”, garantiu, explicando que representar o Sporting CP é “uma grande oportunidade”. “Sei que este é um clube de muito sucesso e falei com o treinador antes, ele tornou esta opção muito atractiva e disse-me coisas muito boas. Além disso, quero lutar pelo campeonato e pensei que esta seria a melhor opção para o meu perfil e para aprender”, revelou.

Lucas Van Berkel mostrou depois estar a par da realidade verde e branca. “Já conhecia a equipa de futebol, mas também de voleibol. Falei um pouco com o Andre Brown, que jogou aqui e também é canadiano, e ele disse-me coisas muito boas sobre o clube. Fez-me sentir muito confortável ao escolher o Sporting CP”, apontou, antes de dar conta das primeiras sensações no Clube: “Estou muito feliz com o que vejo e muito entusiasmado por passar aqui a temporada”.

Dono de um palmarés invejável, em que se incluem uma Taça da Alemanha, uma Liga, uma Taça e uma Supertaça da Suíça, uma Liga e uma Taça da Suécia e uma Supertaça turca, Lucas Van Berkel promete “tentar ser consistente” no seu jogo e apresentar-se “a um nível elevado”.

“O objectivo é continuar a melhorar todos os dias, no final da época quero olhar para trás e ver que melhorei. Colectivamente, quero ganhar o campeonato e ir o mais longe possível na CEV Challenge Cup. Além disso, quero preparar-me o melhor possível para os Jogos Olímpicos e este é um excelente clube para isso”, disse, dirigindo-se aos adeptos. “Estou muito entusiasmado por fazer parte desta família, mal posso esperar por ver-vos nas bancadas. Vamos Sporting CP!”.