João Coelho: "Com o tempo, processos vão sair cada vez melhor"
12 Out, 2024
Técnico de voleibol do Sporting CP no rescaldo do triunfo frente à AA São Mamede (3-0)
No final da partida em que o Sporting CP venceu a AA São Mamede, por 3-0, na 2.ª jornada da Liga de voleibol, João Coelho, treinador do Sporting CP, fez a análise à partida em declarações aos meios de comunicação do Clube.
“Era uma partida que tínhamos de respeitar o adversário, ganhar e ganhar por 3-0, daí a nossa entrada ser assertiva e consonante com aquilo que nós queríamos. Obviamente que quando há muitas mexidas na estrutura, os processos de adaptação dos jogadores são diferentes, cada um toma o seu tempo, acontece sempre um pouco mais de erro, mas por faltas de ligação. Hoje, por exemplo, o bloco esteve mais ausente, o serviço quando queria gerir dava erro, mais erro técnico individual. Mas impõe-se essa gestão, temos de estar todos disponíveis para o que se avizinha e que é muito difícil. Temos uma viagem à Roménia e precisamos de todos na máxima força, a seguir uma viagem a Matosinhos. Eles deram bem conta do recado, controlaram o jogo e não deixaram a incerteza no marcador pairar nunca. Podíamos ter jogado melhor, mas com o tempo, os processos vão sair cada vez melhor”.
O técnico entrou numa abordagem mais táctica ao desempenho Leonino. “Podíamos ter tido mais um pouco de jogo pelo meio, a certa altura tirámos um pouco desse jogo para ‘alimentar’ um pouco outros atletas, a adaptação do Tiago [Pereira] não é uma posição desconhecida para ele, e está disponível para ajudar no que for preciso. Podia ter dado um pouco mais de jogo ao Leo [Leonel Lanção] no primeiro set, tal e qual o Pedro Abecassis, são jovens com potencial, a trabalharem bem e a merecerem, mas há objetivos muito próximos, temos de ganhar rotinas, soluções, alternativas. O Nico [Nicolas Perren] que não tem jogado, está cada vez melhor e portanto, seguimos a nossa caminhada, temos trabalhado debaixo de vitórias, eles estão com um espírito muito positivo, e a entrada em jogo hoje é algo que tiro de muito satisfatório, porque é assim que tem de ser”.
João Coelho regista o pleno Leonino de seis jogos e seis vitórias em jogos oficiais na época. “É uma entrada na época de ‘Leão’, exactamente como nós pretendíamos, e agora vamos lutar pelos objectivos que temos pela frente. Uma viagem muito dura à Roménia frente a uma equipa ‘chata’, difícil, perigosa, pavilhão difícil, o adversário ‘cresce’ muito lá, mas nós vamos preparados e esta equipa quando se prepara mentalmente para os desafios, já mostrou que está pronta, que é resiliente e que temos armas para trazer a eliminatória”.
Nicolas Perren, líbero do Sporting CP, fez também a análise à partida. “O primeiro set foi muito bom para nós, o resto do jogo foi mais equilibrado, mas creio que reagimos bem, nos momentos mais difíceis soubemos jogar como equipa e creio que soubemos receber bem”, referindo a sensação de ter jogado no Pavilhão João Rocha: “É muito bonito, também por se jogarem aqui várias modalidades, é um ambiente muito quente e muito bonito de ver”.
Por último, o voleibolista nascido na Argentina, falou da série vitoriosa de seis jogos e seis vitórias no início da temporada. “Temos um grupo muito bom e isso é muito importante. Estamos todos dispostos a dar o melhor de cada um para podermos alcançar resultados positivos e creio que há uma união muito importante entre grupo, corpo técnico e adeptos. Estamos no caminho certo, mas o caminho ainda é longo, muita coisa pode acontecer. Treinando como temos vindo a fazer, as coisas vão sair bem”.