Sporting CP soma e segue líder no campeonato
24 Nov, 2024
Leões venceram o Castêlo da Maia GC por 3-1
A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste domingo, o Castêlo da Maia GC por 3-1 em jogo da nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Frente-a-frente o primeiro e o quarto classificados da prova, a proporcionarem um jogo muito renhido e aberto até ao fim. Acabou por vencer o Sporting CP, e com justiça, mantendo-se assim na liderança isolada da prova, com mais um ponto do que o segundo classificado, o SL Benfica.
No Pavilhão João Rocha, o primeiro set foi muito nivelado com os Leões a abrirem a contagem e o Castêlo da Maia GC a igualar e a dar a volta, mas, após 9-8, a formação Leonina embalou para a vitória. Ainda assim, e apesar de o Sporting CP ter tido uma vantagem de cinco pontos, a formação visitante recuperou com mérito até aos 20-19.
Aos Leões coube assim reagir e, após desconto de tempo e substituição no serviço, conseguiram fechar em 25-21, vencendo assim o primeiro set.
Já o segundo foi do domínio do Castêlo da Maia GC. O Sporting CP cometeu vários erros no serviço e a formação visitante aproveitou para ganhar vantagem no marcador (4-7). Foi com essa distância que foi jogando e dando a ideia de que iria ganhar o set e ganhou. Os Leões até conseguiram recuperar no marcador (16-18) com mudanças no serviço, mas perderam por 21-25.
Empate ao fim de dois sets, com a certeza de que haveria pelo menos quatro. Por isso, para não ser surpreendido, o Sporting CP tinha de reagir e cometer menos erros do que no segundo set e conseguiu. Os Leões entraram bem, estiveram sempre no comando do set e chegaram a dobrar a vantagem (14-7).
Ainda assim, o Castêlo da Maia GC não desistiu e aproximou-se na recta final (19-20). João Coelho pediu, por isso, desconto de tempo para novas indiciações, mas os Leões não conseguiram cumprir e viram a equipa visitante empatar 21-21 e passar depois para a frente 21-22. Set totalmente em aberto e a prolongar-se, mas a fechar para o Sporting CP: 26-24 com Jan Galabov a decidi-lo no bloco.
Assim, bastaria ao Sporting CP vencer o quarto set para fechar a partida e conquistar os três pontos, mas seria óbvio que o Castêlo da Maia GC não entregaria a vitória aos Leões de ‘mão beijada’ e foi o que aconteceu. A formação nortenha entrou melhor no set e foi estando na frente até os Leões virarem em 8-7.
Depois disso só já deu Sporting CP, com os Leões mais consistentes em todas as zonas, a conseguirem uma primeira vantagem de três, depois de sete e até de 10 pontos. Por isso, a turma Leonina fechou o set, sem surpresas, em 25-14, com o contributo de dois pontos do jovem Pedro Abecasis.
Os Leões fecharam assim a semana da melhor maneira, depois de na quinta-feira terem garantido a passagem aos oitavos de final da CEV Challenge Cup, e agora só voltam a jogar no próximo sábado, em casa da AJ Fonte do Bastardo.