As Leoas
Por André Bernardo
19 Nov, 2020
19 Nov, 2020
O mundo do Desporto é de homens e mulheres e de muitas Leoas que de verde e branco nos orgulham e que hoje fazem capa da edição n.º 3794 do Jornal Sporting
Há cerca de dois anos, num pequeno-almoço digital promovido pela Google, assisti a uma apresentação de Fuencisla Clemares, Directora-Geral da Google de Espanha e Portugal, sobre a temática “Futuro do Marketing” onde a líder da gigante tecnológica destacava, entre outros temas, a importância da tomada de decisões baseada em dados. A sua apresentação ilustrava esta relevância com o exemplo de quatro segmentos – Homecare, Gaming, Carros e Desporto - para os quais deixava a pergunta à audiência de qual consideravam ser o target tipo de cada um?
A resposta intuitiva é a politicamente incorrecta porque é instintivamente baseada em estereótipos fundados numa percepção muitas vezes desfasada da realidade. Salvo algum erro de memória no detalhe, as respostas dos dados da Google, que recebe cerca de 3,5 mil milhões de pesquisas por dia, revelavam que:
i) 40% das pesquisas sobre produtos de casa eram efectuadas por homens;
ii) mais de 45% das pesquisas efectuadas sobre Gaming resultavam de indivíduos com idade superior a 35 anos;
iii) mais de 50% das pesquisas sobre carros eram efectuadas por mulheres;
iv) e cerca de 60% dos compradores online que interagiam com conteúdo desportivo relevante no Youtube eram mulheres.
O mundo do Desporto é de homens e mulheres e de muitas Leoas que de verde e branco nos orgulham e que hoje fazem capa da edição n.º 3794 do Jornal Sporting.
Foram 11 as atletas do futebol feminino do Sporting CP convocadas para a selecção nacional, equipa que lidera a classificação da série Sul da Liga BPI com seis vitórias em seis jogos, com o melhor ataque (40 golos) e a melhor defesa (três golos sofridos), e com oito jogadoras da formação do Clube. Raquel Fernandes é a melhor marcadora desta série Sul (dez golos) e presenteou-nos com um golo na vitória por 3-0 no clássico do último fim-de-semana*.
Fim-de-semana de Sporting com quase pleno de vitórias em todas as modalidades e em que no feminino se gritou vitória de forma expressiva no futsal, hóquei em patins, voleibol e râguebi. E a propósito desta última modalidade é de ver e rever o ensaio de Antónia Braga que meteu o turbo antes dos 22 metros nos 7-0 contra os nossos rivais e com sublime técnica já só parou após cruzar a linha de ensaio. Assim como é também de ver e rever (e ouvir!) os clips de vídeo onde se ouvem as decisões dos árbitros em conferência com o TMO (Television Match Official) relativamente a algumas jogadas de falta nos recentes jogos internacionais masculinos de râguebi: Austrália vs. Nova Zelândia e Argentina vs. Nova Zelândia. O Sporting CP liderou o movimento que visa a introdução de áudio nas decisões arbitrais do VAR no futebol e brevemente vamos promover um Webinar com vários players internacionais no sentido de podermos rapidamente introduzir esta melhoria em Portugal.
Termino com as palavras muito à frente do seu tempo do nosso fundador José Alvalade com uma passagem de um texto que data dos inícios de século passado e que já aqui parafraseei por outros motivos – Lawn Tennis – que espelha bem o legado do ADN do nosso Sporting CP: “Com uma orientação nova, em que haja a preocupação de que todos joguem, sem distinção de forças, orientação que deve partir das direcções dos clubes, muito se poderá conseguir n’um desporto em que é fácil introduzir em larga escala o elemento feminino, poderoso auxiliar neste movimento de propaganda”.
* As Leoas têm um jogo em atraso relativo à quinta jornada frente ao CF Benfica. O encontro está agendado para o próximo dia 12 de Dezembro.
Editorial da edição n.º 3794 do Jornal Sporting