Orgulho e confiança… Aí vamos nós… para já a Braga… para ganhar!!!
23 Abr, 2021
(...) Invencíveis, continuamos invencíveis! Os únicos invencíveis! E continuamos a fazer história… nunca nenhuma equipa do SCP esteve 28 jornadas invencível!
Acabou há pouco o nosso jogo com a Belenenses SAD. Jogo difícil, ingrato… matreiro, velhaco para o SCP! Um conjunto de infortúnios que se foram acumulando… até chegarmos aos 54 minutos da partida e – sem que nada o justificasse – estávamos a perder por 2‑0… quase que sem a própria Belenenses SAD perceber como… dois remates “azuis”, dois golos… um numa jogada em que “cobrimos” mal na nossa defesa… daquelas jogadas em que se sucedem momentos para resolver a situação e em que – ao invés – se acumulam más decisões… o outro golo num único e singular erro do nosso Adán… sim, o nosso Adán que tantas e tantas vezes nos tem “oferecido” fantásticas defesas, desta vez – porque é humano – baqueou… e fez o que nunca faz… deu fífia! Para agravar a situação falhámos um penálti no final da primeira parte… falta nítida sobre o Nuno Mendes e o João Mário não conseguiu meter a “redondinha” dentro da baliza Vítor Damas!!!
Com tudo isto, pensei – pensei mesmo – que chegava o dia da nossa primeira derrota no Campeonato! À 28.ª jornada! Mas enganei‑me… felizmente enganei‑me mesmo e redondamente! O nosso SCP, a jovem equipa que temos, fez das “tripas coração”… e não desistiu, nunca desistiu! E partiu para um jogo de crença! De acreditar! De querer! Com inteligência! Com argúcia! Com as alterações que Rúben Amorim foi introduzindo e que melhoraram e soltaram o poder atacante do futebol do SCP! E a equipa porfiou! Batalhou! Lutou! Mostrou um enorme carácter! Uma enorme força! Uma inquebrantável mentalidade! Demonstrou‑nos, a nós, Sportinguistas, que é – de facto – uma Grande Equipa! Pois só uma Grande Equipa sobrevive a um jogo assim… sem nunca se “perder”, sem nunca “baixar os braços”, sem nunca se “oferecer”… sem nunca desistir!
Tenho ORGULHO nesta Grande Equipa do SCP! Fez 26 remates… marcou dois golos… o primeiro pelo nosso “avançado” Sebastián Coates, numa cabeçada como mandam as regras “de cima para baixo” a fuzilar o guarda‑redes adversário! Bem sei… já estávamos no minuto 83… o tempo já nos “fugia debaixo dos pés”… mas foi um alento… o alento que seria possível alcançarmos algo mais… alento sobretudo para nós, adeptos sofredores, porque para os jogadores, esses, esses nunca desistiram! E continuaram a porfiar e a acreditar… e sim, em cima dos 94 minutos (o árbitro tinha dado exactamente quatro minutos de compensação!) foi marcado novo penálti por mão nítida de um defesa “azul” após passe de cabeça que se avizinhava mortífero de Jovane a amortecer a bola para Paulinho na entrada da pequena área… penálti que Nuno Almeida (o árbitro de serviço e que – desta feita – mostrou que, quando quer, até sabe ser bom árbitro, como foi neste jogo!) assinalou de imediato! E que foi validado pelo VAR! Jovane encarregou‑se da marcação – com uma “calma olímpica” de enaltecer – converteu‑o e fez o empate do nosso contentamento… porque para mais o jogo já não dava e porque tínhamos sofrido na pele as agruras madrastas dos “deuses do futebol”…
Temos 28 jogos feitos, 21 vitórias e sete empates! Invencíveis, continuamos invencíveis! Os únicos invencíveis! E continuamos a fazer história… nunca nenhuma equipa do SCP esteve 28 jornadas invencível! É recorde Sportinguista e foi alcançado por esta equipa! Recorde destes jogadores, um a um, de todos… do Adán ao TT! Do Rúben Amorim! Desta Direcção! Do presidente Frederico Varandas!
A verdade é que somos mesmo muito fortes! Temos mesmo uma Grande Equipa! Fizemos até agora uma época verdadeiramente extraordinária! Já vencemos a Taça da Liga! E continuamos – com a vantagem que resultar dos demais jogos desta jornada que, enquanto escrevo, ainda não se realizaram – sempre e em qualquer situação como líderes destacados do Campeonato… com sete, seis ou quatro pontos de avanço sobre o segundo classificado… o tal clube do “colinho” que há 40 anos beneficia do “apoio” constante do “sistema”! E que despudoradamente ainda reclama, ainda barafusta por tudo e por nada… o clube que – é bom recordar – só não perdeu em Alvalade porque o árbitro desse jogo nos escamoteou um penálti que ainda chegou a assinalar e reverteu a expulsão de um defesa “azul” que deveria mesmo ter ocorrido no decurso do jogo!
Por último – assumo, aqui e agora – quero o que Todos e cada Um dos Sportinguistas quer… quero mesmo ser Campeão! Pela 23.ª vez na história do futebol português quero ser Campeão! É para isso que – jornada a jornada – lutamos! E hoje fiquei mesmo optimista! Desde logo porque – se necessário fosse – hoje, neste jogo, esta nossa equipa demonstrou à saciedade que podemos mesmo contar com ela! Mesmo nas agruras, mesmo nos jogos “velhacos”! O trabalho feito até agora é excelente! A valorização do nosso plantel é inquestionável! E sim… eu tenho ORGULHO neste SCP! Tenho ORGULHO nesta Equipa do SCP! Tenho FÉ! E ACREDITO…
É com este estado de alma que vamos atacar os seis jogos que nos faltam do Campeonato! Positivos! Alegres! Confiantes! Orgulhosos! Vamos à luta que nem Leões! No próximo domingo em Braga… sim, é mesmo para GANHAR!
ONDE VAI UM VÃO TODOS!!!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!